O TRABALHO INTERDISCIPLINAR COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127063 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5072 "inscrito_id" => 13722 "titulo" => "O TRABALHO INTERDISCIPLINAR COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho interdisciplinar tem se consolidado como uma prática pedagógica fundamental no contexto da Educação Básica, permitindo a integração entre diferentes áreas do conhecimento e promovendo aprendizagens mais significativas. Este estudo, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar as práticas interdisciplinares e sua aplicabilidade no ambiente escolar, com ênfase na avaliação e na melhoria da qualidade educacional. A pesquisa fundamenta-se em autores como Fazenda (2008), Hernández (1998) e Zabala (1999), que discutem a importância da interdisciplinaridade para a formação integral do aluno e o papel da escola como espaço de articulação de saberes. Os resultados apontam que os projetos integradores representam instrumentos eficazes para consolidar o ensino interdisciplinar, ao mesmo tempo em que favorecem práticas avaliativas mais reflexivas e contextualizadas. A formação continuada dos professores surge como elemento essencial para o enfrentamento dos desafios da interdisciplinaridade, sendo necessário que os profissionais estejam preparados para atuar de forma colaborativa e crítica. Conclui-se que o trabalho interdisciplinar, aliado a uma proposta formativa consistente e a projetos pedagógicos bem estruturados, contribui de maneira efetiva para a promoção de uma educação de qualidade, inovadora e centrada no desenvolvimento integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13722_TB5072_10112025230007.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilavieiradasilva372@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127063 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5072 "inscrito_id" => 13722 "titulo" => "O TRABALHO INTERDISCIPLINAR COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho interdisciplinar tem se consolidado como uma prática pedagógica fundamental no contexto da Educação Básica, permitindo a integração entre diferentes áreas do conhecimento e promovendo aprendizagens mais significativas. Este estudo, de natureza qualitativa e caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar as práticas interdisciplinares e sua aplicabilidade no ambiente escolar, com ênfase na avaliação e na melhoria da qualidade educacional. A pesquisa fundamenta-se em autores como Fazenda (2008), Hernández (1998) e Zabala (1999), que discutem a importância da interdisciplinaridade para a formação integral do aluno e o papel da escola como espaço de articulação de saberes. Os resultados apontam que os projetos integradores representam instrumentos eficazes para consolidar o ensino interdisciplinar, ao mesmo tempo em que favorecem práticas avaliativas mais reflexivas e contextualizadas. A formação continuada dos professores surge como elemento essencial para o enfrentamento dos desafios da interdisciplinaridade, sendo necessário que os profissionais estejam preparados para atuar de forma colaborativa e crítica. Conclui-se que o trabalho interdisciplinar, aliado a uma proposta formativa consistente e a projetos pedagógicos bem estruturados, contribui de maneira efetiva para a promoção de uma educação de qualidade, inovadora e centrada no desenvolvimento integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13722_TB5072_10112025230007.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camilavieiradasilva372@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }