PERCEPÇÕES SOBRE O BULLYING: ANÁLISES DAS VISÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127066 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5077 "inscrito_id" => 13469 "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O BULLYING: ANÁLISES DAS VISÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO." "resumo" => "Bullying é o termo utilizado para caracterizar atos de violência repetitiva e intencional, que podem ser de natureza física, verbal, psicológica, moral, sexual, social, material e virtual. Este estudo busca compreender o conhecimento sobre bullying de discentes dos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri, refletindo sobre os fundamentos teóricos que embasam suas propostas práticas como futuros docentes. Foi elaborado um questionário com 12 questões sobre as concepções dos estudantes, suas percepções sobre as contribuições da universidade e suas dificuldades. Este estudo discute as questões relativas ao nível de conhecimento sobre o tema. Participaram 130 estudantes dos cursos de pedagogia, história, geografia, educação física, química, letras, ciências sociais e biologia. A coleta de dados foi realizada através do Google forms. Os resultados demonstraram que o termo bullying é conhecido pelos alunos, mas quando solicitados a descrever seu entendimento, observou-se que há um conhecimento limitado, com predominância de respostas que focavam na violência verbal e outros tipos de bullying não foram citados com frequência. Quanto ao conhecimento sobre as consequências deste ato, as respostas focaram nos prejuízos para a vítima, consequências negativas para a aprendizagem e impactos psicológicos, sendo destacados aspectos como depressão, isolamento social e a possibilidade de suicídio. Entender esses dados é importante para destacar o perfil dos futuros docentes, possibilitando identificar quais estratégias e abordagens educacionais são necessárias para capacitar os professores a lidar efetivamente com situações de bullying e promover um ambiente escolar seguro e acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13469_TB5077_25102025191346.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA ENMILLY MARINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Enmilly" "autor_email" => "emilly.marins@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127066 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5077 "inscrito_id" => 13469 "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O BULLYING: ANÁLISES DAS VISÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO." "resumo" => "Bullying é o termo utilizado para caracterizar atos de violência repetitiva e intencional, que podem ser de natureza física, verbal, psicológica, moral, sexual, social, material e virtual. Este estudo busca compreender o conhecimento sobre bullying de discentes dos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri, refletindo sobre os fundamentos teóricos que embasam suas propostas práticas como futuros docentes. Foi elaborado um questionário com 12 questões sobre as concepções dos estudantes, suas percepções sobre as contribuições da universidade e suas dificuldades. Este estudo discute as questões relativas ao nível de conhecimento sobre o tema. Participaram 130 estudantes dos cursos de pedagogia, história, geografia, educação física, química, letras, ciências sociais e biologia. A coleta de dados foi realizada através do Google forms. Os resultados demonstraram que o termo bullying é conhecido pelos alunos, mas quando solicitados a descrever seu entendimento, observou-se que há um conhecimento limitado, com predominância de respostas que focavam na violência verbal e outros tipos de bullying não foram citados com frequência. Quanto ao conhecimento sobre as consequências deste ato, as respostas focaram nos prejuízos para a vítima, consequências negativas para a aprendizagem e impactos psicológicos, sendo destacados aspectos como depressão, isolamento social e a possibilidade de suicídio. Entender esses dados é importante para destacar o perfil dos futuros docentes, possibilitando identificar quais estratégias e abordagens educacionais são necessárias para capacitar os professores a lidar efetivamente com situações de bullying e promover um ambiente escolar seguro e acolhedor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13469_TB5077_25102025191346.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA ENMILLY MARINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Enmilly" "autor_email" => "emilly.marins@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }