Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERAÇÃO E PARTILHAS NA TRILHA FORMATIVA DA ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127068
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5086
    "inscrito_id" => 11527
    "titulo" => "INTERAÇÃO E PARTILHAS NA TRILHA FORMATIVA DA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "A fragilidade da prática educativa tem sido um desafio para a garantia da alfabetização na idade certa. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização, buscando caminhos que contribuam para superar tais dificuldades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com metodologia de pesquisa-ação, investiga as lacunas observadas na prática pedagógica e através da formação continuada que está vinculada ao Programa PRO-ALFA/RN vivenciada com professores das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, no município de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte. Buscamos mostrar caminhos pedagógicos encaminhados pelo programa que favoreçam práticas educativas assertivas, afim de garantir a alfabetização na idade certa. E para isso, dialogamos com os autores: Ferreiro(1999), Magda Soares (2020), Denise Lopes (2019) e Kleiman (2005) dentre outros que discutem a importância da formação docente e das metodologias ativas no ensino da leitura e escrita. Os resultados mostram que, mediante as vivências formativas e relatos dos professores cursistas, se faz necessário a continuidade formativa, pois o investimento vai para além de garantir que estejam preparados para enfrentar os desafios da alfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11527_TB5086_30102025133406.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DENILDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "smariadenilda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127068
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5086
    "inscrito_id" => 11527
    "titulo" => "INTERAÇÃO E PARTILHAS NA TRILHA FORMATIVA DA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "A fragilidade da prática educativa tem sido um desafio para a garantia da alfabetização na idade certa. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização, buscando caminhos que contribuam para superar tais dificuldades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com metodologia de pesquisa-ação, investiga as lacunas observadas na prática pedagógica e através da formação continuada que está vinculada ao Programa PRO-ALFA/RN vivenciada com professores das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, no município de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte. Buscamos mostrar caminhos pedagógicos encaminhados pelo programa que favoreçam práticas educativas assertivas, afim de garantir a alfabetização na idade certa. E para isso, dialogamos com os autores: Ferreiro(1999), Magda Soares (2020), Denise Lopes (2019) e Kleiman (2005) dentre outros que discutem a importância da formação docente e das metodologias ativas no ensino da leitura e escrita. Os resultados mostram que, mediante as vivências formativas e relatos dos professores cursistas, se faz necessário a continuidade formativa, pois o investimento vai para além de garantir que estejam preparados para enfrentar os desafios da alfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11527_TB5086_30102025133406.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DENILDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "smariadenilda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A fragilidade da prática educativa tem sido um desafio para a garantia da alfabetização na idade certa. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização, buscando caminhos que contribuam para superar tais dificuldades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com metodologia de pesquisa-ação, investiga as lacunas observadas na prática pedagógica e através da formação continuada que está vinculada ao Programa PRO-ALFA/RN vivenciada com professores das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, no município de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte. Buscamos mostrar caminhos pedagógicos encaminhados pelo programa que favoreçam práticas educativas assertivas, afim de garantir a alfabetização na idade certa. E para isso, dialogamos com os autores: Ferreiro(1999), Magda Soares (2020), Denise Lopes (2019) e Kleiman (2005) dentre outros que discutem a importância da formação docente e das metodologias ativas no ensino da leitura e escrita. Os resultados mostram que, mediante as vivências formativas e relatos dos professores cursistas, se faz necessário a continuidade formativa, pois o investimento vai para além de garantir que estejam preparados para enfrentar os desafios da alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.