EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL: INTERDISCIPLINARIDADE NO MONITORAMENTO DE COLMEIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127069 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5089 "inscrito_id" => 7041 "titulo" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL: INTERDISCIPLINARIDADE NO MONITORAMENTO DE COLMEIAS" "resumo" => "A preservação das abelhas é essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico, especialmente em regiões de elevada biodiversidade, como a Amazônia. As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar global. No contexto da crise climática que ameaça os ecossistemas terrestres, torna-se necessário e urgente o desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas à sustentabilidade dos recursos naturais. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a integração interdisciplinar no ensino dos cursos técnicos integrados da rede federal de ensino do Amazonas. Por meio de uma abordagem colaborativa, os docentes desenvolveram metodologias baseadas na aprendizagem ativa, direcionadas a alunos bolsistas de projetos PIBIC. O projeto em desenvolvimento busca implementar um sistema de monitoramento de colmeias utilizando a plataforma Arduino, permitindo a coleta e análise de dados ambientais (temperatura, umidade) e comportamentais (atividade das abelhas, nível de som). A educação tecnológica se apresenta como uma ferramenta estratégica para a construção de uma sociedade mais consciente e ambientalmente responsável. Os alunos bolsistas já concluíram o desenvolvimento dos equipamentos necessários para o monitoramento dentro do próprio instituto. As análises estão em andamento. Dessa forma, a educação colaborativa, pautada na interdisciplinaridade, na inovação tecnológica e na sustentabilidade, configura-se como uma abordagem promissora para o sul do Amazonas. É válido ressaltar que a região ainda necessita de muitos investimentos focados neste tipo de trabalho, que cada vez mais se mostra importante no cotidiano escolar da educação técnica de nível médio, visto que parte significativa no público atendido dentro da instituição IFAM, é de baixa renda, tornando os aportes financeiros ainda mais urgentes e importantes para esta categoria de pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7041_TB5089_27102025161859.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JURANDIR DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JURANDIR" "autor_email" => "jurandir.santos@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127069 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5089 "inscrito_id" => 7041 "titulo" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA SUSTENTÁVEL: INTERDISCIPLINARIDADE NO MONITORAMENTO DE COLMEIAS" "resumo" => "A preservação das abelhas é essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico, especialmente em regiões de elevada biodiversidade, como a Amazônia. As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar global. No contexto da crise climática que ameaça os ecossistemas terrestres, torna-se necessário e urgente o desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas à sustentabilidade dos recursos naturais. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a integração interdisciplinar no ensino dos cursos técnicos integrados da rede federal de ensino do Amazonas. Por meio de uma abordagem colaborativa, os docentes desenvolveram metodologias baseadas na aprendizagem ativa, direcionadas a alunos bolsistas de projetos PIBIC. O projeto em desenvolvimento busca implementar um sistema de monitoramento de colmeias utilizando a plataforma Arduino, permitindo a coleta e análise de dados ambientais (temperatura, umidade) e comportamentais (atividade das abelhas, nível de som). A educação tecnológica se apresenta como uma ferramenta estratégica para a construção de uma sociedade mais consciente e ambientalmente responsável. Os alunos bolsistas já concluíram o desenvolvimento dos equipamentos necessários para o monitoramento dentro do próprio instituto. As análises estão em andamento. Dessa forma, a educação colaborativa, pautada na interdisciplinaridade, na inovação tecnológica e na sustentabilidade, configura-se como uma abordagem promissora para o sul do Amazonas. É válido ressaltar que a região ainda necessita de muitos investimentos focados neste tipo de trabalho, que cada vez mais se mostra importante no cotidiano escolar da educação técnica de nível médio, visto que parte significativa no público atendido dentro da instituição IFAM, é de baixa renda, tornando os aportes financeiros ainda mais urgentes e importantes para esta categoria de pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7041_TB5089_27102025161859.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JURANDIR DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JURANDIR" "autor_email" => "jurandir.santos@ifam.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }