A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127077 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5103 "inscrito_id" => 12523 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A inclusão na Educação Infantil é um desafio que exige uma abordagem crítica e reflexiva. Sendo assim, esse artigo se refere a uma pesquisa de revisão bibliográfica que objetiva analisar a contribuição do modelo social da deficiência para a inclusão na Educação Infantil. A busca foi feita na BDTD – Bases de Dados de Teses e Dissertações, em 01/04/2025, utilizando-se dos os descritores (Modelo Social da Deficiência) AND (Educação infantil), considerando o período 01/01/2020 a 31/12/2024. A partir dessa busca, encontramos 34 publicações, as quais foram analisadas tendo como foco a pergunta: A deficiência entendida não como uma limitação individual, mas como uma construção social influenciada por barreiras estruturais, culturais e pedagógicas pode contribuir para a inclusão na Educação Infantil? Como resultado parcial, conluimos que o modelos social da deficiência, por ter como central a eliminação das barreiras enfrentadas pelas crianças com deficiência, contribui para sua inclusão na Educação Infantil. Visto que, o olhar que se tem em relação a deficiência é o que vai direcionar as práticas pedagógicas no atendimento a essas crianças. Consideramos então, que a exclusão ocorre pela falta de adequações e pelo olhar capacitista presente em muitas práticas pedagógicas. Para incluir é preciso um ambiente que acolha e valorize as diferenças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12523_TB5103_05112025134041.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA TERESINHA THEODORO VELHO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andreia.theodoro.udesc.t5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127077 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5103 "inscrito_id" => 12523 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A inclusão na Educação Infantil é um desafio que exige uma abordagem crítica e reflexiva. Sendo assim, esse artigo se refere a uma pesquisa de revisão bibliográfica que objetiva analisar a contribuição do modelo social da deficiência para a inclusão na Educação Infantil. A busca foi feita na BDTD – Bases de Dados de Teses e Dissertações, em 01/04/2025, utilizando-se dos os descritores (Modelo Social da Deficiência) AND (Educação infantil), considerando o período 01/01/2020 a 31/12/2024. A partir dessa busca, encontramos 34 publicações, as quais foram analisadas tendo como foco a pergunta: A deficiência entendida não como uma limitação individual, mas como uma construção social influenciada por barreiras estruturais, culturais e pedagógicas pode contribuir para a inclusão na Educação Infantil? Como resultado parcial, conluimos que o modelos social da deficiência, por ter como central a eliminação das barreiras enfrentadas pelas crianças com deficiência, contribui para sua inclusão na Educação Infantil. Visto que, o olhar que se tem em relação a deficiência é o que vai direcionar as práticas pedagógicas no atendimento a essas crianças. Consideramos então, que a exclusão ocorre pela falta de adequações e pelo olhar capacitista presente em muitas práticas pedagógicas. Para incluir é preciso um ambiente que acolha e valorize as diferenças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12523_TB5103_05112025134041.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA TERESINHA THEODORO VELHO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andreia.theodoro.udesc.t5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }