Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO INCENTIVO À LEITURA: UMA PRÁTICA DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga o uso de gêneros textuais em sala e sua importância no incentivo à leitura. A pesquisa foi realizada por meio de um projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Pará (UFPA), em uma escola do Baixo Acará, com o projeto intitulado: Circuito de leitura. O trabalho tem como principal objetivo mostrar como ocorre o uso de gêneros em uma escola Ribeirinho-quilombola, tendo em vista que a leitura é uma forma de valorização das tradições de uma comunidade local e a ampliação do repertório educacional. Para tanto, foi necessário analisar de que forma os jovens podem se interessar pela leitura, valorizar a cultura local e sua articulação em sala compreendendo o impacto positivo do incentivo à leitura para alunos de comunidades tradicionais. A metodologia utilizada foi a participativa, pois os participantes estão em constante contato com o pesquisador e tornando-se seres pensantes e críticos, cujo os dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. A pesquisa está ancorada nos estudos de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004), Bispo (2015) e Freire (1982) principalmente. Diante disso, verificou-se que o uso de gêneros na sala de aula desperta o interesse dos alunos e o gosto pelo estudo, pois os gêneros circulam de forma ativa pela sociedade, o que permite uma variedade de assuntos a serem abordados dentro de um contexto escolar.

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