Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE VALENÇA DO PIAUÍ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127085
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5119
    "inscrito_id" => 13812
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE VALENÇA DO PIAUÍ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "A avaliação é um instrumento importante e que está sendo alvo de debates no âmbito do processo educativo. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a avaliação da aprendizagem no componente curricular de Ciências Naturais, com ênfase nos desafios e nas perspectivas dos docentes. Foram utilizados para o embasamento teórico autores como: Hoffman (2011), Luckesi (2011) e Libâneo (2013). Ao longo das últimas décadas, a educação brasileira passou por um processo de desenvolvimento e, consequentemente, as concepções sobre avaliação no processo de ensino foram sendo construídas conforme as transformações sociais de cada período. No percurso metodológico da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação das práticas avaliativas de sete professores atuantes em quatro escolas públicas do município de Valença do Piauí nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Entre os principais resultados da análise, verificou-se que, embora os docentes busquem diversificar as práticas avaliativas e possuam concepções semelhantes quanto à importância dos aspectos qualitativos, o tradicionalismo ainda está presente. Dentre os desafios enfrentados, destacam-se: o desinteresse dos alunos, a ausência de acompanhamento familiar e a escassez de recursos. Torna-se, portanto, necessário promover uma participação mais ativa da família na vida escolar dos filhos, além da implementação de um sistema educacional que priorize a aprendizagem por meio de investimentos mais consistentes. Dessa forma, observa-se a importância de uma avaliação que considere, de forma reflexiva, tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos — valorizando não apenas o rendimento dos educandos em termos de notas, frequência ou conteúdo absorvido, mas também sua autonomia, pensamento crítico, criatividade e outros aspectos necessários no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13812_TB5119_19102025205156.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELYS REGINA LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Elys Lima"
    "autor_email" => "elysreginalima@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127085
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5119
    "inscrito_id" => 13812
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE VALENÇA DO PIAUÍ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "A avaliação é um instrumento importante e que está sendo alvo de debates no âmbito do processo educativo. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a avaliação da aprendizagem no componente curricular de Ciências Naturais, com ênfase nos desafios e nas perspectivas dos docentes. Foram utilizados para o embasamento teórico autores como: Hoffman (2011), Luckesi (2011) e Libâneo (2013). Ao longo das últimas décadas, a educação brasileira passou por um processo de desenvolvimento e, consequentemente, as concepções sobre avaliação no processo de ensino foram sendo construídas conforme as transformações sociais de cada período. No percurso metodológico da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação das práticas avaliativas de sete professores atuantes em quatro escolas públicas do município de Valença do Piauí nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Entre os principais resultados da análise, verificou-se que, embora os docentes busquem diversificar as práticas avaliativas e possuam concepções semelhantes quanto à importância dos aspectos qualitativos, o tradicionalismo ainda está presente. Dentre os desafios enfrentados, destacam-se: o desinteresse dos alunos, a ausência de acompanhamento familiar e a escassez de recursos. Torna-se, portanto, necessário promover uma participação mais ativa da família na vida escolar dos filhos, além da implementação de um sistema educacional que priorize a aprendizagem por meio de investimentos mais consistentes. Dessa forma, observa-se a importância de uma avaliação que considere, de forma reflexiva, tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos — valorizando não apenas o rendimento dos educandos em termos de notas, frequência ou conteúdo absorvido, mas também sua autonomia, pensamento crítico, criatividade e outros aspectos necessários no ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13812_TB5119_19102025205156.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELYS REGINA LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Elys Lima"
    "autor_email" => "elysreginalima@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A avaliação é um instrumento importante e que está sendo alvo de debates no âmbito do processo educativo. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a avaliação da aprendizagem no componente curricular de Ciências Naturais, com ênfase nos desafios e nas perspectivas dos docentes. Foram utilizados para o embasamento teórico autores como: Hoffman (2011), Luckesi (2011) e Libâneo (2013). Ao longo das últimas décadas, a educação brasileira passou por um processo de desenvolvimento e, consequentemente, as concepções sobre avaliação no processo de ensino foram sendo construídas conforme as transformações sociais de cada período. No percurso metodológico da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação das práticas avaliativas de sete professores atuantes em quatro escolas públicas do município de Valença do Piauí nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Entre os principais resultados da análise, verificou-se que, embora os docentes busquem diversificar as práticas avaliativas e possuam concepções semelhantes quanto à importância dos aspectos qualitativos, o tradicionalismo ainda está presente. Dentre os desafios enfrentados, destacam-se: o desinteresse dos alunos, a ausência de acompanhamento familiar e a escassez de recursos. Torna-se, portanto, necessário promover uma participação mais ativa da família na vida escolar dos filhos, além da implementação de um sistema educacional que priorize a aprendizagem por meio de investimentos mais consistentes. Dessa forma, observa-se a importância de uma avaliação que considere, de forma reflexiva, tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos — valorizando não apenas o rendimento dos educandos em termos de notas, frequência ou conteúdo absorvido, mas também sua autonomia, pensamento crítico, criatividade e outros aspectos necessários no ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.