Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICANDO A LÍNGUA PORTUGUESA – NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho, intitulado “Gamificando a Língua Portuguesa – novas possibilidades de aprendizado no Ensino Fundamental II”, foi desenvolvido com estudantes do 9º ano da EEEFM e EJA “Amélia Maria da Luz”, em Pombal – PB, com o objetivo de enfrentar os desafios relacionados à leitura e compreensão textual. A proposta surgiu a partir de dois aspectos observados no início do ano letivo: as dificuldades de leitura e interpretação apresentadas pelos discentes e o uso recorrente de jogos eletrônicos no cotidiano escolar. Diante disso, buscou-se integrar metodologias ativas, como práticas gamificadas e híbridas às atividades de leitura, aliando o interesse dos estudantes ao desenvolvimento de habilidades previstas nos descritores da matriz SAEB. O aporte teórico-metodológico adotado tem como base a teoria sócio-interacionista de Vygotsky (1998), que compreende a aprendizagem como um processo construído na interação social, atribuindo ao professor o papel de mediador. No que se refere à gamificação, foram fundamentais os estudos de Kevin Werbach apud Saraiva (2021), que organiza a experiência em dinâmicas, mecânicas e componentes do jogo; as contribuições de Moll (2014) que destaca a gamificação como promotora de fidelização, motivação e otimização; de Fausto Camargo (2018), ao refletir sobre a cultura digital na educação; e de Lilian Bacich (2017), ao defender metodologias ativas como caminho para a aprendizagem significativa. As atividades, desenvolvidas ao longo de seis meses, resultaram em avanços significativos na compreensão leitora, na cooperação entre pares e no interesse pela leitura, especialmente em um contexto social marcado por vulnerabilidades que reflete o público da escola-campo.

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