Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ENGENHARIA DA QUALIDADE COMO FACILITADORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ABAETETUBA/PA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo investiga como a aplicação de metodologias da Engenharia da Qualidade podem otimizar projetos de Educação Ambiental em escolas, promovendo maior eficiência e engajamento da comunidade escolar. O estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição dessas ferramentas para a gestão ambiental educacional, enquanto os objetivos específicos incluem: (1) mapear técnicas da qualidade aplicáveis ao contexto escolar, (2) avaliar a percepção dos stakeholders sobre sustentabilidade e (3) propor um modelo de gestão baseado nas ferramentas da qualidade. A metodologia consiste na realização de um estudo de caso, o qual foi desenvolvido na Escola E.E.F.M São Miguel de Beja, situada no município de Abaetetuba/ PA. Para a coleta de dados, serão utilizados os seguintes métodos: aplicação de questionários, realização de observações e análise de documentos, utilizando ferramentas como PDCA, Ishikawa e 5W2H. O referencial teórico fundamenta-se nos princípios da Engenharia da Qualidade referente a autores como Deming (1982), Juran (1945), Educação Ambiental: Jacobi (2003), Sauvé (1999) e Sustentabilidade: ODS da ONU (2015). A pesquisa justifica-se pela necessidade de qualificar projetos ambientais escolares, que frequentemente enfrentam limitações quanto à continuidade, organização e avaliação de resultados. A aplicação das ferramentas da qualidade apresenta-se como uma estratégia eficaz para estruturar e fortalecer a educação ambiental nas escolas, promovendo a melhoria contínua, a conscientização ecológica e a formação de cidadãos mais críticos e comprometidos com a sustentabilidade. Os resultados esperados incluem a melhoria contínua dos projetos ambientais escolares, demonstrando que a abordagem sistêmica da qualidade pode potencializar a conscientização e práticas sustentáveis no ambiente educacional.

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