Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS CURRICULARES EM SALGUEIRO - PE: ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM TEA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As práticas curriculares que visam à inclusão de educandos com Transtorno do Espectro Autista que fazem parte da Educação Especial têm sido motivo de discussão no contexto escolar das escolas públicas brasileiras. Assim, o presente estudo se propõe a descrever a relevância da adaptação curricular para a alfabetização de crianças autistas no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola no município de Salgueiro - PE. O que leva a tecer indagações: como desenvolver adaptação curricular que favoreçam a alfabetização e letramento dos/das discentes com TEA no 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais? Para responder ao questionamento e subsidiar e respaldar esse trabalho foi realizada uma revisão integrativa de artigos na base dados scielo entre janeiro e abril de 2025, ainda foi preciso recorrer a estudos de autores como: Oliveira; Delou (2023), Lima et a. (2021), Aguiar (2020), Sousa; Nascimento; Pires (2015), dentre outros. Percebeu-se que o desenvolvimento da adaptação curricular e das práticas pedagógicas deve acontecer tendo como base documentos norteadores da prática como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco Ensino Fundamental. Destacando a importância da produção da aprendizagem levando em conta processos de ensino previamente planejados. Com a construção da Proposta Pedagógica incluindo direcionamentos para adaptação curricular e a prática pedagógica com aprendizes com TEA e do Plano Educacional Individualizado - PEI que permite realizar a organização das atividades a partir do interesse da criança, das necessidades reais e das habilidades que ainda precisam ser conquistadas. Da organização de um ambiente alfabetizador com painéis de rotina visual, com métodos de comunicação alternativa, uso de estratégias motivacionais, sistemas de fichas e acompanhante especializado. Os resultados apontam para a necessidade de fornecer encontros formativos contínuos para profissionais de apoio, professores, coordednadores e gestores focados na adaptação curricular voltada para a alfabetização dos autistas.

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