Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127103
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5166
    "inscrito_id" => 13780
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida entre novembro de 2024 e março de 2025, no contexto do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do qual fazemos parte, como bolsistas selecionadas pelo Edital nº 11/2024/Ifal/Proen, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A investigação tem como ponto de partida nossa vivência no subprojeto de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal, vigente entre 2024 e 2026, com o objetivo de compreender de que maneira a participação no Programa contribui para a constituição da identidade docente e para o desenvolvimento de saberes pedagógicos, com atenção especial às dimensões afetivas e colaborativas que marcam a formação inicial. Adotamos uma abordagem qualitativa, conforme Minayo (2010), por privilegiar a compreensão aprofundada dos sentidos atribuídos pelas(os) participantes em contextos sociais específicos, e nos apoiamos em Flick (2009) quanto ao uso do questionário semiestruturado como instrumento metodológico, dada sua capacidade de combinar direcionamento e flexibilidade na produção de dados. A pesquisa está filiada à Linguística Aplicada Implicada (Moita Lopes, 2006; Souto Maior, 2022), que concebe a linguagem como prática social e a pesquisa como ação situada, ética e politicamente engajada com a transformação dos espaços em que se realiza. Os dados foram construídos por meio da aplicação presencial de questionário semiestruturado a licenciandas(os) do Núcleo de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal. A fundamentação teórica ancora-se em Tardif (2014), Nóvoa (2017), Gatti (2019), Dubar (2005), Bolívar (2011) e Pimenta (1999), cujos estudos abordam os saberes docentes, a prática reflexiva, a experiência e os processos identitários na formação profissional. Os resultados indicam que a inserção precoce no ambiente escolar tem impacto positivo e significativo na formação acadêmica e profissional das(os) participantes, favorecendo a articulação entre teoria e prática, além de estimular uma reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. Destacamos, ainda, o fortalecimento de vínculos afetivos e colaborativos com professoras(es) da escola parceira, o que promoveu trocas intergeracionais e contribuiu para o enriquecimento do repertório pedagógico das(os) bolsistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13780_TB5166_03112025104308.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUYZA VIANA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUYZA"
    "autor_email" => "alvm1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127103
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5166
    "inscrito_id" => 13780
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida entre novembro de 2024 e março de 2025, no contexto do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do qual fazemos parte, como bolsistas selecionadas pelo Edital nº 11/2024/Ifal/Proen, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A investigação tem como ponto de partida nossa vivência no subprojeto de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal, vigente entre 2024 e 2026, com o objetivo de compreender de que maneira a participação no Programa contribui para a constituição da identidade docente e para o desenvolvimento de saberes pedagógicos, com atenção especial às dimensões afetivas e colaborativas que marcam a formação inicial. Adotamos uma abordagem qualitativa, conforme Minayo (2010), por privilegiar a compreensão aprofundada dos sentidos atribuídos pelas(os) participantes em contextos sociais específicos, e nos apoiamos em Flick (2009) quanto ao uso do questionário semiestruturado como instrumento metodológico, dada sua capacidade de combinar direcionamento e flexibilidade na produção de dados. A pesquisa está filiada à Linguística Aplicada Implicada (Moita Lopes, 2006; Souto Maior, 2022), que concebe a linguagem como prática social e a pesquisa como ação situada, ética e politicamente engajada com a transformação dos espaços em que se realiza. Os dados foram construídos por meio da aplicação presencial de questionário semiestruturado a licenciandas(os) do Núcleo de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal. A fundamentação teórica ancora-se em Tardif (2014), Nóvoa (2017), Gatti (2019), Dubar (2005), Bolívar (2011) e Pimenta (1999), cujos estudos abordam os saberes docentes, a prática reflexiva, a experiência e os processos identitários na formação profissional. Os resultados indicam que a inserção precoce no ambiente escolar tem impacto positivo e significativo na formação acadêmica e profissional das(os) participantes, favorecendo a articulação entre teoria e prática, além de estimular uma reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. Destacamos, ainda, o fortalecimento de vínculos afetivos e colaborativos com professoras(es) da escola parceira, o que promoveu trocas intergeracionais e contribuiu para o enriquecimento do repertório pedagógico das(os) bolsistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13780_TB5166_03112025104308.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUYZA VIANA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUYZA"
    "autor_email" => "alvm1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida entre novembro de 2024 e março de 2025, no contexto do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do qual fazemos parte, como bolsistas selecionadas pelo Edital nº 11/2024/Ifal/Proen, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A investigação tem como ponto de partida nossa vivência no subprojeto de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal, vigente entre 2024 e 2026, com o objetivo de compreender de que maneira a participação no Programa contribui para a constituição da identidade docente e para o desenvolvimento de saberes pedagógicos, com atenção especial às dimensões afetivas e colaborativas que marcam a formação inicial. Adotamos uma abordagem qualitativa, conforme Minayo (2010), por privilegiar a compreensão aprofundada dos sentidos atribuídos pelas(os) participantes em contextos sociais específicos, e nos apoiamos em Flick (2009) quanto ao uso do questionário semiestruturado como instrumento metodológico, dada sua capacidade de combinar direcionamento e flexibilidade na produção de dados. A pesquisa está filiada à Linguística Aplicada Implicada (Moita Lopes, 2006; Souto Maior, 2022), que concebe a linguagem como prática social e a pesquisa como ação situada, ética e politicamente engajada com a transformação dos espaços em que se realiza. Os dados foram construídos por meio da aplicação presencial de questionário semiestruturado a licenciandas(os) do Núcleo de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal. A fundamentação teórica ancora-se em Tardif (2014), Nóvoa (2017), Gatti (2019), Dubar (2005), Bolívar (2011) e Pimenta (1999), cujos estudos abordam os saberes docentes, a prática reflexiva, a experiência e os processos identitários na formação profissional. Os resultados indicam que a inserção precoce no ambiente escolar tem impacto positivo e significativo na formação acadêmica e profissional das(os) participantes, favorecendo a articulação entre teoria e prática, além de estimular uma reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. Destacamos, ainda, o fortalecimento de vínculos afetivos e colaborativos com professoras(es) da escola parceira, o que promoveu trocas intergeracionais e contribuiu para o enriquecimento do repertório pedagógico das(os) bolsistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.