A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127103 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5166 "inscrito_id" => 13780 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida entre novembro de 2024 e março de 2025, no contexto do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do qual fazemos parte, como bolsistas selecionadas pelo Edital nº 11/2024/Ifal/Proen, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A investigação tem como ponto de partida nossa vivência no subprojeto de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal, vigente entre 2024 e 2026, com o objetivo de compreender de que maneira a participação no Programa contribui para a constituição da identidade docente e para o desenvolvimento de saberes pedagógicos, com atenção especial às dimensões afetivas e colaborativas que marcam a formação inicial. Adotamos uma abordagem qualitativa, conforme Minayo (2010), por privilegiar a compreensão aprofundada dos sentidos atribuídos pelas(os) participantes em contextos sociais específicos, e nos apoiamos em Flick (2009) quanto ao uso do questionário semiestruturado como instrumento metodológico, dada sua capacidade de combinar direcionamento e flexibilidade na produção de dados. A pesquisa está filiada à Linguística Aplicada Implicada (Moita Lopes, 2006; Souto Maior, 2022), que concebe a linguagem como prática social e a pesquisa como ação situada, ética e politicamente engajada com a transformação dos espaços em que se realiza. Os dados foram construídos por meio da aplicação presencial de questionário semiestruturado a licenciandas(os) do Núcleo de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal. A fundamentação teórica ancora-se em Tardif (2014), Nóvoa (2017), Gatti (2019), Dubar (2005), Bolívar (2011) e Pimenta (1999), cujos estudos abordam os saberes docentes, a prática reflexiva, a experiência e os processos identitários na formação profissional. Os resultados indicam que a inserção precoce no ambiente escolar tem impacto positivo e significativo na formação acadêmica e profissional das(os) participantes, favorecendo a articulação entre teoria e prática, além de estimular uma reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. Destacamos, ainda, o fortalecimento de vínculos afetivos e colaborativos com professoras(es) da escola parceira, o que promoveu trocas intergeracionais e contribuiu para o enriquecimento do repertório pedagógico das(os) bolsistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13780_TB5166_03112025104308.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUYZA VIANA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ANA LUYZA" "autor_email" => "alvm1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127103 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5166 "inscrito_id" => 13780 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida entre novembro de 2024 e março de 2025, no contexto do Núcleo de Iniciação à Docência (NID) do qual fazemos parte, como bolsistas selecionadas pelo Edital nº 11/2024/Ifal/Proen, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A investigação tem como ponto de partida nossa vivência no subprojeto de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal, vigente entre 2024 e 2026, com o objetivo de compreender de que maneira a participação no Programa contribui para a constituição da identidade docente e para o desenvolvimento de saberes pedagógicos, com atenção especial às dimensões afetivas e colaborativas que marcam a formação inicial. Adotamos uma abordagem qualitativa, conforme Minayo (2010), por privilegiar a compreensão aprofundada dos sentidos atribuídos pelas(os) participantes em contextos sociais específicos, e nos apoiamos em Flick (2009) quanto ao uso do questionário semiestruturado como instrumento metodológico, dada sua capacidade de combinar direcionamento e flexibilidade na produção de dados. A pesquisa está filiada à Linguística Aplicada Implicada (Moita Lopes, 2006; Souto Maior, 2022), que concebe a linguagem como prática social e a pesquisa como ação situada, ética e politicamente engajada com a transformação dos espaços em que se realiza. Os dados foram construídos por meio da aplicação presencial de questionário semiestruturado a licenciandas(os) do Núcleo de Língua Portuguesa do Campus Maceió/Ifal. A fundamentação teórica ancora-se em Tardif (2014), Nóvoa (2017), Gatti (2019), Dubar (2005), Bolívar (2011) e Pimenta (1999), cujos estudos abordam os saberes docentes, a prática reflexiva, a experiência e os processos identitários na formação profissional. Os resultados indicam que a inserção precoce no ambiente escolar tem impacto positivo e significativo na formação acadêmica e profissional das(os) participantes, favorecendo a articulação entre teoria e prática, além de estimular uma reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. Destacamos, ainda, o fortalecimento de vínculos afetivos e colaborativos com professoras(es) da escola parceira, o que promoveu trocas intergeracionais e contribuiu para o enriquecimento do repertório pedagógico das(os) bolsistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13780_TB5166_03112025104308.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUYZA VIANA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ANA LUYZA" "autor_email" => "alvm1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }