Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARA ALÉM DOS ESTEREÓTIPOS DE “JUVENTUDES” NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE FEDERAL DE ENSINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho compõe parte de uma dissertação de mestrado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na Linha de Práticas Educativas em EPT, cujo objetivo central foi o de elaborar um Produto Educacional, em formato de documentário, que visasse a estabelecer o diálogo entre o ensino de Língua Portuguesa (LP) e a formação humana integral por meio de narrativas de formação. Neste recorte, enfocaremos os dados produzidos a respeito das Juventudes (Dayrell, 2003) em face da colaboração de uma turma de terceira série do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas, que reuniu os participantes de nossa ação investigativa. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação, não obstante o viés colaborativo a partir das reflexões estabelecidas com/na presença de um/uma docente colaborador/a da turma-alvo. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumentos como questionários de caracterização e por meio de uma Sequência Didática (Zabala, 2010; Schneuwly e Dolz, 2004). com o fito de possibilitar a produção de Biografias Educativas (Josso, 2014) desses/as jovens estudantes, no fim de seus percursos educativos, no contexto escolar investigado. As narrativas biográficas, em nosso escopo teórico-conceitual e metodológico ocupam lugar de destaque, uma vez que concebemo-las para artefatos linguístico-textual-discursivos para a compreensão dos processos de formação, conhecimentos adquiridos e aprendizagem no currículo escolar com que os/as jovens estudantes tiveram contato. O resultado se materializa na elaboração de um Produto Educacional, na perspectiva do que está preconizado na linha de Práticas Educativas em EPT em nosso Programa, com o intuito de contribuir com a integração do ensino de Língua Portuguesa e a formação para o mundo do trabalho, a considerar uma formação humana integral, com vista à Politecnia e a princípios de Omnilateralidade voltados ao mundo do trabalho, na formação de estudantes do ensino médio integrado.

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