ENTRE TRILHAS E POSSIBILIDADES: O DUA COMO PONTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127105 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5170 "inscrito_id" => 13811 "titulo" => "ENTRE TRILHAS E POSSIBILIDADES: O DUA COMO PONTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos e as práticas do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia para promover a acessibilidade e a inclusão no contexto educacional. Embasado em autores como Rose e Meyer (2002), CAST (2011, 2018), Immordino-Yang (2016) e Pereira (2024), o artigo discute como o DUA se constitui como um modelo pedagógico que reconhece e valoriza a diversidade humana, ao propor múltiplas formas de representação, ação/expressão e engajamento, alinhando-se às descobertas da neurociência sobre a plasticidade cerebral e os diferentes modos de aprender. Ao extrapolar os limites das adaptações pontuais, o DUA propõe uma concepção curricular flexível desde o planejamento, favorecendo a construção de uma escola mais democrática, participativa e acolhedora. A pesquisa analisa ainda o papel das tecnologias assistivas e dos recursos digitais no fortalecimento de práticas inclusivas, destacando ferramentas como softwares de leitura de tela, pranchas de comunicação alternativa, audiobooks, gamificação e plataformas interativas. Os resultados apontam que a implementação do DUA amplia o acesso ao conhecimento, favorece a autonomia dos estudantes, promove a equidade e potencializa o processo de ensino-aprendizagem para todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas ou sensoriais. Conclui-se que o DUA representa uma mudança paradigmática na educação ao compreender a diversidade como valor, não como obstáculo, sendo essencial para consolidar práticas pedagógicas mais humanizadas, inovadoras e eficazes, contribuindo significativamente para a efetivação da educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13811_TB5170_27102025181201.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA MARTA COELHO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SONIA COELHO" "autor_email" => "sonia1968coelho@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127105 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5170 "inscrito_id" => 13811 "titulo" => "ENTRE TRILHAS E POSSIBILIDADES: O DUA COMO PONTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos e as práticas do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia para promover a acessibilidade e a inclusão no contexto educacional. Embasado em autores como Rose e Meyer (2002), CAST (2011, 2018), Immordino-Yang (2016) e Pereira (2024), o artigo discute como o DUA se constitui como um modelo pedagógico que reconhece e valoriza a diversidade humana, ao propor múltiplas formas de representação, ação/expressão e engajamento, alinhando-se às descobertas da neurociência sobre a plasticidade cerebral e os diferentes modos de aprender. Ao extrapolar os limites das adaptações pontuais, o DUA propõe uma concepção curricular flexível desde o planejamento, favorecendo a construção de uma escola mais democrática, participativa e acolhedora. A pesquisa analisa ainda o papel das tecnologias assistivas e dos recursos digitais no fortalecimento de práticas inclusivas, destacando ferramentas como softwares de leitura de tela, pranchas de comunicação alternativa, audiobooks, gamificação e plataformas interativas. Os resultados apontam que a implementação do DUA amplia o acesso ao conhecimento, favorece a autonomia dos estudantes, promove a equidade e potencializa o processo de ensino-aprendizagem para todos, independentemente de suas condições físicas, cognitivas ou sensoriais. Conclui-se que o DUA representa uma mudança paradigmática na educação ao compreender a diversidade como valor, não como obstáculo, sendo essencial para consolidar práticas pedagógicas mais humanizadas, inovadoras e eficazes, contribuindo significativamente para a efetivação da educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13811_TB5170_27102025181201.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA MARTA COELHO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SONIA COELHO" "autor_email" => "sonia1968coelho@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }