BIOFILIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CULTIVANDO O AMOR À VIDA DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ERECHIM (RS)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127106 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5171 "inscrito_id" => 12744 "titulo" => "BIOFILIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CULTIVANDO O AMOR À VIDA DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ERECHIM (RS)" "resumo" => "A biofilia, o "amor à vida", é o eixo norteador do projeto educacional de uma escola municipal de Educação Infantil de Erechim (RS). Ela reconhece a necessidade inata do ser humano de se relacionar com o meio natural, promovendo experiências sensoriais ao ar livre, o contato com elementos naturais e o estímulo à curiosidade e ao encantamento pelo mundo vivo. O projeto desenvolvido na escola busca transformar o ambiente escolar em um espaço de conexão profunda com a natureza, promovendo o desenvolvimento integral das crianças, a consciência ambiental e o bem-estar por meio de experiências significativas. Este estudo tem como objetivo apresentar a experiência que a escola vem vivenciando com o referido projeto, descrevendo as principais mudanças percebidas até a etapa desenvolvida, bem como apresentar a importância da biofilia nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa se fundamenta na teoria da biofilia de Edward O. Wilson, que defende a afinidade inata dos seres humanos com a natureza e busca inspiração na abordagem de Emmi Pikler, enfatizando a liberdade de movimento e autonomia. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com caráter descritivo dos dados coletados por meio de observação participante. Ao adotar a biofilia como projeto norteador, a escola de Educação Infantil se tornou um espaço de conexão com a vida, onde as crianças aprendem a amar, cuidar e respeitar o planeta, construindo um futuro mais sustentável para todos. Estes resultados são advindos desta experiência que vem sendo vivenciada no cotidiano escolar com o projeto em desenvolvimento. Conclui-se que a prática da biofilia tem papel fundamental no desenvolvimento das habilidades e competências das crianças. O estudo também propõe a repensar os espaços escolares para integrar a natureza nas escolas de Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12744_TB5171_30102025092311.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA ANGELA SCHNEIDER" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "emei.mariaclara@erechim.rs.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127106 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5171 "inscrito_id" => 12744 "titulo" => "BIOFILIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CULTIVANDO O AMOR À VIDA DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ERECHIM (RS)" "resumo" => "A biofilia, o "amor à vida", é o eixo norteador do projeto educacional de uma escola municipal de Educação Infantil de Erechim (RS). Ela reconhece a necessidade inata do ser humano de se relacionar com o meio natural, promovendo experiências sensoriais ao ar livre, o contato com elementos naturais e o estímulo à curiosidade e ao encantamento pelo mundo vivo. O projeto desenvolvido na escola busca transformar o ambiente escolar em um espaço de conexão profunda com a natureza, promovendo o desenvolvimento integral das crianças, a consciência ambiental e o bem-estar por meio de experiências significativas. Este estudo tem como objetivo apresentar a experiência que a escola vem vivenciando com o referido projeto, descrevendo as principais mudanças percebidas até a etapa desenvolvida, bem como apresentar a importância da biofilia nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa se fundamenta na teoria da biofilia de Edward O. Wilson, que defende a afinidade inata dos seres humanos com a natureza e busca inspiração na abordagem de Emmi Pikler, enfatizando a liberdade de movimento e autonomia. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com caráter descritivo dos dados coletados por meio de observação participante. Ao adotar a biofilia como projeto norteador, a escola de Educação Infantil se tornou um espaço de conexão com a vida, onde as crianças aprendem a amar, cuidar e respeitar o planeta, construindo um futuro mais sustentável para todos. Estes resultados são advindos desta experiência que vem sendo vivenciada no cotidiano escolar com o projeto em desenvolvimento. Conclui-se que a prática da biofilia tem papel fundamental no desenvolvimento das habilidades e competências das crianças. O estudo também propõe a repensar os espaços escolares para integrar a natureza nas escolas de Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12744_TB5171_30102025092311.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA ANGELA SCHNEIDER" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "emei.mariaclara@erechim.rs.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }