O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127107 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5172 "inscrito_id" => 9491 "titulo" => "O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO" "resumo" => "O objetivo do artigo é investigar o impacto da pandemia Covid-19 na comunicação de crianças com autismo, segundo a percepção dos pais. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Kartushina et al (2021), Silva (2020), Menezes (2019), Lamônica e FerreiraVasques (2018) e Gernsbacher et al (2015). Utilizou-se a metodologia quantiqualitativa na coleta de dados realizada por meio de um questionário on-line no Google Forms respondido por pais de crianças de 0 a 12 anos com autismo. Os resultados indicam que o distanciamento social e a redução de atividades de terapia, durante a pandemia Covid-19, segundo a percepção dos pais, afetaram o comportamento comunicativo de crianças com autismo, no que tange à regressão de habilidades de comunicação e fala, principalmente porque neste período deixaram de frequentar a escola e as terapias. Dentre os aspectos positivos, a fala dos pais evidenciou que,em alguns casos, o maior convívio familiar, durante a pandemia, favoreceu a interação social e a ampliação de vocabulário das crianças. Dados semelhantes também foram observados nos estudos de Kartushina et al (2021), em que crianças cujos cuidadores leram mais para elas, durante a pandemia, tiveram mais avanços no desenvolvimento de vocabulário do que aquelas que permaneceram maior tempo expostas a telas (TV, celular, tablets)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9491_TB5172_29102025182549.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TRESCASTRO VASQUEZ" "autor_nome_curto" => "Gabriela Vasque" "autor_email" => "fonogabrielatrescastro@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127107 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5172 "inscrito_id" => 9491 "titulo" => "O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO" "resumo" => "O objetivo do artigo é investigar o impacto da pandemia Covid-19 na comunicação de crianças com autismo, segundo a percepção dos pais. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Kartushina et al (2021), Silva (2020), Menezes (2019), Lamônica e FerreiraVasques (2018) e Gernsbacher et al (2015). Utilizou-se a metodologia quantiqualitativa na coleta de dados realizada por meio de um questionário on-line no Google Forms respondido por pais de crianças de 0 a 12 anos com autismo. Os resultados indicam que o distanciamento social e a redução de atividades de terapia, durante a pandemia Covid-19, segundo a percepção dos pais, afetaram o comportamento comunicativo de crianças com autismo, no que tange à regressão de habilidades de comunicação e fala, principalmente porque neste período deixaram de frequentar a escola e as terapias. Dentre os aspectos positivos, a fala dos pais evidenciou que,em alguns casos, o maior convívio familiar, durante a pandemia, favoreceu a interação social e a ampliação de vocabulário das crianças. Dados semelhantes também foram observados nos estudos de Kartushina et al (2021), em que crianças cujos cuidadores leram mais para elas, durante a pandemia, tiveram mais avanços no desenvolvimento de vocabulário do que aquelas que permaneceram maior tempo expostas a telas (TV, celular, tablets)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9491_TB5172_29102025182549.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TRESCASTRO VASQUEZ" "autor_nome_curto" => "Gabriela Vasque" "autor_email" => "fonogabrielatrescastro@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }