Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Dentre os inúmeros desafios enfrentados pelos que fazem a educação escolar está o problema da dissociação entre o “mundo da vida” e o “mundo da escola”. Entre os pesquisadores há uma forte defesa do papel da escola em preparar seus alunos para entenderem os problemas da vida real, dando mais sentido ao que eles aprendem. Para que isso se materialize, caberia ao professor rever, além dos currículos, as estratégias e recursos didáticos usados em sala de aula. Assim, para um ensino mais inovador e significativo dos conteúdos de Saúde e Educação Sexual, que não se restrinja aos aspectos biológicos, mas fomente o debate de questões sociais e emocionais por ele envolvidas, defendemos uma abordagem mais lúdica e investigativa para o tema. Diante disso, durante o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia-PROFBIO, propusemos uma Sequência Didática(SD) lúdica e investigativa a ser aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Ao final da aplicação da SD, o desafio foi construir um guia didático como produto do Trabalho de Conclusão de Mestrado(TCM). Nesse sentido, o trabalho em tela tem como objetivo apresentar o referido produto, inicialmente, detalhando os eixos teóricos que sustentam sua construção e o roteiro das atividades propostas na SD. Ademais, destacamos quais as dicas sugeridas no Guia Didático para desenvolver o tema usando situações de aprendizagem que estimulem a curiosidade científica, o debate, as dramatizações e a resolução de problemas. É esperado que o material produzido sirva como suporte para professores de ensino médio, podendo ser utilizado parcial, ou integralmente, por colegas de área, de modo a superar práticas marcadamente teóricas e descontextualizadas, como também, ampliar o acervo de materiais pedagógicos disponíveis pela internet. Sugerimos a continuidade desse tipo de estudo, com o desenvolvimento de outras propostas inovadoras para o ensino de saúde e educação sexual na escola.

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