“QUE BICHO SOU EU?”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127114 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5190 "inscrito_id" => 11465 "titulo" => "“QUE BICHO SOU EU?”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um Jogo Didático “Que bicho sou eu?” sobre a Zoologia dos Vertebrados. O estudo da Zoologia abrange a descrição morfológica, fisiológica e ecológica, e a diversidade da vida animal. Ao se tratar dos vertebrados, especificamente, é possível visualizar distintos grupos, divididos conforme suas características e hábitos de vida. A Zoologia possui vasta importância ao ambiente e nas relações ecológicas estabelecidas entre os diversos organismos. Mas ainda assim, na maioria das vezes, é abordada apenas por meio de Livros Didáticos e aulas expositivas-dialogadas, o que dificulta o entendimento de muitos processos biológicos necessários para compreensão do conteúdo em sala de aula. Sendo assim, é importante oportunizar metodologias diferenciadas que promovam a ressignificação de conceitos e novas perspectivas na construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, a utilização de jogos didáticos colabora no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, o uso de Jogos. Eles podem estimular o senso crítico do estudante, permitindo melhor compreensão sobre os conteúdos zoológicos abordados em sala de aula. O Jogo Didático “Que bicho sou eu?”, cuja dinâmica ocorre por meio de cartas, em que o sujeito pode aprender com ludicidade, colocando em sua “testa” uma gravura de alguma espécie, o participante deve tentar adivinhar qual o animal está presente na carta, de acordo com a dica que receberá a cada rodada. As dicas serão formadas de informações dos conteúdos vistos em sala de aula sendo uma alternativa para promover o ensino-aprendizagem dos estudantes, nesta área do conhecimento. Visto que essas informações sobre os animais, como formas de alimentação, hábitos de vida, taxonomia permitem-os conhecer mais sobre cada espécie, colaborando com um ensino mais fluido e dinâmico, incentivando a interatividade social e o despertar da curiosidade científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11465_TB5190_30102025234912.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO DO NASCIMENTO BORGES" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedroaugust277@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127114 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5190 "inscrito_id" => 11465 "titulo" => "“QUE BICHO SOU EU?”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um Jogo Didático “Que bicho sou eu?” sobre a Zoologia dos Vertebrados. O estudo da Zoologia abrange a descrição morfológica, fisiológica e ecológica, e a diversidade da vida animal. Ao se tratar dos vertebrados, especificamente, é possível visualizar distintos grupos, divididos conforme suas características e hábitos de vida. A Zoologia possui vasta importância ao ambiente e nas relações ecológicas estabelecidas entre os diversos organismos. Mas ainda assim, na maioria das vezes, é abordada apenas por meio de Livros Didáticos e aulas expositivas-dialogadas, o que dificulta o entendimento de muitos processos biológicos necessários para compreensão do conteúdo em sala de aula. Sendo assim, é importante oportunizar metodologias diferenciadas que promovam a ressignificação de conceitos e novas perspectivas na construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, a utilização de jogos didáticos colabora no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, o uso de Jogos. Eles podem estimular o senso crítico do estudante, permitindo melhor compreensão sobre os conteúdos zoológicos abordados em sala de aula. O Jogo Didático “Que bicho sou eu?”, cuja dinâmica ocorre por meio de cartas, em que o sujeito pode aprender com ludicidade, colocando em sua “testa” uma gravura de alguma espécie, o participante deve tentar adivinhar qual o animal está presente na carta, de acordo com a dica que receberá a cada rodada. As dicas serão formadas de informações dos conteúdos vistos em sala de aula sendo uma alternativa para promover o ensino-aprendizagem dos estudantes, nesta área do conhecimento. Visto que essas informações sobre os animais, como formas de alimentação, hábitos de vida, taxonomia permitem-os conhecer mais sobre cada espécie, colaborando com um ensino mais fluido e dinâmico, incentivando a interatividade social e o despertar da curiosidade científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11465_TB5190_30102025234912.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO DO NASCIMENTO BORGES" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedroaugust277@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }