Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“QUE BICHO SOU EU?”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127114
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5190
    "inscrito_id" => 11465
    "titulo" => "“QUE BICHO SOU EU?”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um Jogo Didático “Que bicho sou eu?” sobre a Zoologia dos Vertebrados. O estudo da Zoologia abrange a descrição morfológica, fisiológica e ecológica, e a diversidade da vida animal. Ao se tratar dos vertebrados, especificamente, é possível visualizar distintos grupos, divididos conforme suas características e hábitos de vida. A Zoologia possui vasta importância ao ambiente e nas relações ecológicas estabelecidas entre os diversos organismos. Mas ainda assim, na maioria das vezes, é abordada apenas por meio de Livros Didáticos e aulas expositivas-dialogadas, o que dificulta o entendimento de muitos processos biológicos necessários para compreensão do conteúdo em sala de aula. Sendo assim, é importante oportunizar metodologias diferenciadas que promovam a ressignificação de conceitos e novas perspectivas na construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, a utilização de jogos didáticos colabora no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, o uso de Jogos. Eles podem estimular o senso crítico do estudante, permitindo melhor compreensão sobre os conteúdos zoológicos abordados em sala de aula. O Jogo Didático “Que bicho sou eu?”, cuja dinâmica ocorre por meio de cartas, em que o sujeito pode aprender com ludicidade, colocando em sua “testa” uma gravura de alguma espécie, o participante deve tentar adivinhar qual o animal está presente na carta, de acordo com a dica que receberá a cada rodada. As dicas serão formadas de informações dos conteúdos vistos em sala de aula sendo uma alternativa para promover o ensino-aprendizagem dos estudantes, nesta área do conhecimento. Visto que essas informações sobre os animais, como formas de alimentação, hábitos de vida, taxonomia permitem-os conhecer mais sobre cada espécie, colaborando com um ensino mais fluido e dinâmico, incentivando a interatividade social e o despertar da curiosidade científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11465_TB5190_30102025234912.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO DO NASCIMENTO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedroaugust277@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127114
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5190
    "inscrito_id" => 11465
    "titulo" => "“QUE BICHO SOU EU?”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um Jogo Didático “Que bicho sou eu?” sobre a Zoologia dos Vertebrados. O estudo da Zoologia abrange a descrição morfológica, fisiológica e ecológica, e a diversidade da vida animal. Ao se tratar dos vertebrados, especificamente, é possível visualizar distintos grupos, divididos conforme suas características e hábitos de vida. A Zoologia possui vasta importância ao ambiente e nas relações ecológicas estabelecidas entre os diversos organismos. Mas ainda assim, na maioria das vezes, é abordada apenas por meio de Livros Didáticos e aulas expositivas-dialogadas, o que dificulta o entendimento de muitos processos biológicos necessários para compreensão do conteúdo em sala de aula. Sendo assim, é importante oportunizar metodologias diferenciadas que promovam a ressignificação de conceitos e novas perspectivas na construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, a utilização de jogos didáticos colabora no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, o uso de Jogos. Eles podem estimular o senso crítico do estudante, permitindo melhor compreensão sobre os conteúdos zoológicos abordados em sala de aula. O Jogo Didático “Que bicho sou eu?”, cuja dinâmica ocorre por meio de cartas, em que o sujeito pode aprender com ludicidade, colocando em sua “testa” uma gravura de alguma espécie, o participante deve tentar adivinhar qual o animal está presente na carta, de acordo com a dica que receberá a cada rodada. As dicas serão formadas de informações dos conteúdos vistos em sala de aula sendo uma alternativa para promover o ensino-aprendizagem dos estudantes, nesta área do conhecimento. Visto que essas informações sobre os animais, como formas de alimentação, hábitos de vida, taxonomia permitem-os conhecer mais sobre cada espécie, colaborando com um ensino mais fluido e dinâmico, incentivando a interatividade social e o despertar da curiosidade científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11465_TB5190_30102025234912.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO DO NASCIMENTO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedroaugust277@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um Jogo Didático “Que bicho sou eu?” sobre a Zoologia dos Vertebrados. O estudo da Zoologia abrange a descrição morfológica, fisiológica e ecológica, e a diversidade da vida animal. Ao se tratar dos vertebrados, especificamente, é possível visualizar distintos grupos, divididos conforme suas características e hábitos de vida. A Zoologia possui vasta importância ao ambiente e nas relações ecológicas estabelecidas entre os diversos organismos. Mas ainda assim, na maioria das vezes, é abordada apenas por meio de Livros Didáticos e aulas expositivas-dialogadas, o que dificulta o entendimento de muitos processos biológicos necessários para compreensão do conteúdo em sala de aula. Sendo assim, é importante oportunizar metodologias diferenciadas que promovam a ressignificação de conceitos e novas perspectivas na construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, a utilização de jogos didáticos colabora no processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, o uso de Jogos. Eles podem estimular o senso crítico do estudante, permitindo melhor compreensão sobre os conteúdos zoológicos abordados em sala de aula. O Jogo Didático “Que bicho sou eu?”, cuja dinâmica ocorre por meio de cartas, em que o sujeito pode aprender com ludicidade, colocando em sua “testa” uma gravura de alguma espécie, o participante deve tentar adivinhar qual o animal está presente na carta, de acordo com a dica que receberá a cada rodada. As dicas serão formadas de informações dos conteúdos vistos em sala de aula sendo uma alternativa para promover o ensino-aprendizagem dos estudantes, nesta área do conhecimento. Visto que essas informações sobre os animais, como formas de alimentação, hábitos de vida, taxonomia permitem-os conhecer mais sobre cada espécie, colaborando com um ensino mais fluido e dinâmico, incentivando a interatividade social e o despertar da curiosidade científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.