Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS NOÇÕES DE PESSOA E COMUNIDADE EM FILOSOFIAS AFRO-BRASILEIRAS EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRADORA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Brasil é um país que possui uma rica herança africana, vista em músicas, danças, comidas e religiões, porém esta herança muitas vezes é apagada, desvalorizada ou discriminada, permanecendo às margens da sociedade. Esse racismo assimilado ainda presente em costumes culturais brasileiros (como determinadas expressões coloquiais, por exemplo) e em determinados padrões de comportamento hoje, surgido historicamente com as diásporas forçadas de pessoas escravizadas oriundas da África , precisa ser enfrentado e desconstruído urgentemente. As leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira e indígena na educação básica, legalizando sua entrada nos currículos escolares, perfazse como um marco fundamental nesse processo, ainda que se saiba que a existência legal de algo não é garantia de sua existência na realidade concreta, há um longo caminho a ser percorrido até que a lei efetivamente se cumpra e contribua para uma reparação histórica necessária. A presente pesquisa se propõe a pensar, sob uma perspectiva filosófica, esta herança africana através de alguns aspectos das religiões afro-brasileiras, repensando como podem apontar novas relações que trazem consigo o fortalecimento de uma educação integradora. Tendo como metodologia a revisão bibliográfica, As noções de pessoa e comunidade em filosofias afro-brasileiras em prol de uma educação integradora propõe introduzir uma noção de filosofia afro-brasileira a partir de Portugal e Carvalho (2009), tendo como aportes principais as contribuições de Parizi (2020) e Nascimento (2016). A noção de pessoa será revista a partir de décadas de pesquisa de Parizi reunida em sua obra O livro dos orixás: África e Brasil em diálogo com o conceito de comunidade, também apresentado por Nascimento. Nossa defesa é que essa percepção afrobrasileira de pessoa e comunidade tem muito a contribuir para uma educação integradora.

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