O FREVO NA ESCOLA EM DIÁLOGO COM A LEI 10.639/03
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127119 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5200 "inscrito_id" => 11754 "titulo" => "O FREVO NA ESCOLA EM DIÁLOGO COM A LEI 10.639/03" "resumo" => "O presente trabalho trata do resultado da pesquisa de Mestrado intitulada “O Frevo e as suas multilinguagens na escola: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental II” que teve como objetivo investigar o frevo na educação básica de ensino, enquanto expressão cultural, social e corporal, tendo-o como referencial metodológico para práticas pedagógicas no Ensino Fundamental II, no Colégio Municipal Humberto Barradas, na cidade do Jaboatão dos Guararapes. Desenvolvida no programa Prof-Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pesquisa aborda o estudo do frevo através das suas multilinguagens artísticas, considerando os diálogos possíveis com a dança, a música, o teatro e as artes visuais, além de brincadeiras populares entendidas como artes integradas, referenciadas pela BNCC. A metodologia adotada envolveu a realização de encontros semanais, nas aulas de arte, com o grupo focal de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, por meio de vivências práticas, aulas teóricas, estudo da Lei 10.639/03 e diálogos antirracistas na escola, durante o primeiro semestre do ano de 2023. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um material pedagógico intitulado “Brincadeiras do Frevo na Escola”, que apresenta propostas de atividades que combinam passos tradicionais do frevo com brincadeiras populares do universo da cultura popular. O estudo evidenciou que o frevo pode ser uma potente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades corporais, sociais e expressivas, além de contribuir para o reconhecimento e valorização da cultura local, de saberes corporalizados afro-brasileiros, assim como de métodos de ensino dos passos da dança como o MNP (Método Nascimento do Passo). Conclui-se que práticas educativas fundamentadas na cultura popular ampliam as possibilidades de ensino-aprendizagem, promovendo maior engajamento dos estudantes e favorecendo uma educação mais significativa e voltada para práticas de respeito e atitudes antirracistas na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11754_TB5200_29102025200305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYANE MARCELLE CAVALCANTE SANTOS" "autor_nome_curto" => "LYANE C SANTOS" "autor_email" => "professoralayartes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127119 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5200 "inscrito_id" => 11754 "titulo" => "O FREVO NA ESCOLA EM DIÁLOGO COM A LEI 10.639/03" "resumo" => "O presente trabalho trata do resultado da pesquisa de Mestrado intitulada “O Frevo e as suas multilinguagens na escola: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental II” que teve como objetivo investigar o frevo na educação básica de ensino, enquanto expressão cultural, social e corporal, tendo-o como referencial metodológico para práticas pedagógicas no Ensino Fundamental II, no Colégio Municipal Humberto Barradas, na cidade do Jaboatão dos Guararapes. Desenvolvida no programa Prof-Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pesquisa aborda o estudo do frevo através das suas multilinguagens artísticas, considerando os diálogos possíveis com a dança, a música, o teatro e as artes visuais, além de brincadeiras populares entendidas como artes integradas, referenciadas pela BNCC. A metodologia adotada envolveu a realização de encontros semanais, nas aulas de arte, com o grupo focal de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, por meio de vivências práticas, aulas teóricas, estudo da Lei 10.639/03 e diálogos antirracistas na escola, durante o primeiro semestre do ano de 2023. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um material pedagógico intitulado “Brincadeiras do Frevo na Escola”, que apresenta propostas de atividades que combinam passos tradicionais do frevo com brincadeiras populares do universo da cultura popular. O estudo evidenciou que o frevo pode ser uma potente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades corporais, sociais e expressivas, além de contribuir para o reconhecimento e valorização da cultura local, de saberes corporalizados afro-brasileiros, assim como de métodos de ensino dos passos da dança como o MNP (Método Nascimento do Passo). Conclui-se que práticas educativas fundamentadas na cultura popular ampliam as possibilidades de ensino-aprendizagem, promovendo maior engajamento dos estudantes e favorecendo uma educação mais significativa e voltada para práticas de respeito e atitudes antirracistas na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11754_TB5200_29102025200305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYANE MARCELLE CAVALCANTE SANTOS" "autor_nome_curto" => "LYANE C SANTOS" "autor_email" => "professoralayartes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }