A HORTA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127124 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5225 "inscrito_id" => 10433 "titulo" => "A HORTA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A atividade horta escolar, associada a educação ambiental, tende a contribuir na formação do sujeito ecológico e ativo quanto ao seu papel, enquanto cidadão, no processo de responsabilização relacionado aos problemas socioambientais. Além de despertar nos estudantes uma responsabilidade para o uso sustentável dos recursos naturais como um todo. Assim, este estudo descreve um relato de experiência pedagógica associada a metodologia por projeto, que envolveu três escolas do município de Palmares- PE, Escola Municipal Ministro Etelvino Lins e Escola Centro de Educação Infantil José Vieira Calado Filho, com estudantes da Educação Infantil, como também, a Escola Professora Telma Maria Leandro de Sousa com estudantes do Ensino fundamental, anos finais. Tendo como objetivo, abordar a temática alimentação saudável sob a perspectiva de uma horta pedagógica, que foi construída em vasos produzidos por estudantes do Ensino fundamnetal, anos finais, a partir do uso de materias recicláveis. Assim, o “Projeto Horta Escolar em Vasos” teve início com uma palestra abordando hábitos alimentares, alimentação saudável e perigo dos agrotóxicos. Corroborando, houve a produção de vasos sustentáveis e plantio de hortaliças que despertou nos estudantes uma consciência ecológica no sentindo de que os aterros sanitários, por exemplo, não têm dado conta da quantidade de resíduos urbanos. Consequentemente, contribuiu para uma reflexão quanto ao papel da sociedade perante a poluição do meio ambiente. O projeto se revelou uma iniciativa bem-sucedida na promoção da educação ambiental associada a alimentação saudável. Por outro lado, ao envolver as crianças no processo de confecção dos vasos, plantação e cultivo das hortaliças, demonstram que as escolas podem criar oportunidades de aprendizagens significativas, produzindo ambientes pedagógicos enriquecedores e colaborativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10433_TB5225_19102025144654.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA FABRÍCIA RAMOS NEVES CALADO" "autor_nome_curto" => "ERIKA CALADO" "autor_email" => "erikacalado1971@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127124 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5225 "inscrito_id" => 10433 "titulo" => "A HORTA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A atividade horta escolar, associada a educação ambiental, tende a contribuir na formação do sujeito ecológico e ativo quanto ao seu papel, enquanto cidadão, no processo de responsabilização relacionado aos problemas socioambientais. Além de despertar nos estudantes uma responsabilidade para o uso sustentável dos recursos naturais como um todo. Assim, este estudo descreve um relato de experiência pedagógica associada a metodologia por projeto, que envolveu três escolas do município de Palmares- PE, Escola Municipal Ministro Etelvino Lins e Escola Centro de Educação Infantil José Vieira Calado Filho, com estudantes da Educação Infantil, como também, a Escola Professora Telma Maria Leandro de Sousa com estudantes do Ensino fundamental, anos finais. Tendo como objetivo, abordar a temática alimentação saudável sob a perspectiva de uma horta pedagógica, que foi construída em vasos produzidos por estudantes do Ensino fundamnetal, anos finais, a partir do uso de materias recicláveis. Assim, o “Projeto Horta Escolar em Vasos” teve início com uma palestra abordando hábitos alimentares, alimentação saudável e perigo dos agrotóxicos. Corroborando, houve a produção de vasos sustentáveis e plantio de hortaliças que despertou nos estudantes uma consciência ecológica no sentindo de que os aterros sanitários, por exemplo, não têm dado conta da quantidade de resíduos urbanos. Consequentemente, contribuiu para uma reflexão quanto ao papel da sociedade perante a poluição do meio ambiente. O projeto se revelou uma iniciativa bem-sucedida na promoção da educação ambiental associada a alimentação saudável. Por outro lado, ao envolver as crianças no processo de confecção dos vasos, plantação e cultivo das hortaliças, demonstram que as escolas podem criar oportunidades de aprendizagens significativas, produzindo ambientes pedagógicos enriquecedores e colaborativos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10433_TB5225_19102025144654.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA FABRÍCIA RAMOS NEVES CALADO" "autor_nome_curto" => "ERIKA CALADO" "autor_email" => "erikacalado1971@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }