LIBRAS NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127126 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5229 "inscrito_id" => 11571 "titulo" => "LIBRAS NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS" "resumo" => "A inclusão da pessoa surda na sociedade depende diretamente do acesso à educação bilíngue e do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legítimo de comunicação e expressão. No ambiente escolar, a presença da Libras favorece a socialização e a construção do conhecimento pelos estudantes surdos, sendo essencial para seu desenvolvimento acadêmico e social. Este trabalho, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e documental, tem como objetivo analisar a importância do ensino da Libras no Ensino Fundamental e Médio, contribuindo para a compreensão sobre a efetiva inclusão dos estudantes surdos na sociedade, e seus efeitos. Entre os objetivos específicos, destacam-se a explicação da relevância da Libras em todas as etapas da educação e a identificação dos prejuízos causados pela ausência dessa língua na formação dos alunos surdos. A falta de obrigatoriedade da Libras no currículo escolar cria uma lacuna significativa, dificultando o contato precoce dos estudantes com sua língua materna e cultura, o que compromete seu processo de aprendizagem e o desenvolvimento de sua identidade. Nesse contexto, o professor de Libras assume um papel fundamental na inclusão escolar, atuando como elo entre alunos surdos e ouvintes e promovendo a valorização da cultura surda. Ressalta-se, ainda, a necessidade urgente de um currículo adaptado à realidade dos estudantes surdos, que respeite suas formas de comunicação e modos de vida. Apesar da regulamentação da Libras, sua aplicação em sala de aula ainda é limitada, o que exige políticas educacionais mais eficazes. Tais políticas devem garantir a formação de professores bilíngues, a ampliação dos cursos de Libras, a contratação de intérpretes suficientes e a produção de materiais acessíveis. A experiência positiva de redes municipais que tornaram o ensino da Libras obrigatório reforça a importância dessas ações para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11571_TB5229_29102025132340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERALDO GEOVANI SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Geovani Santos" "autor_email" => "ggeovani.santoss@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127126 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5229 "inscrito_id" => 11571 "titulo" => "LIBRAS NA EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS" "resumo" => "A inclusão da pessoa surda na sociedade depende diretamente do acesso à educação bilíngue e do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legítimo de comunicação e expressão. No ambiente escolar, a presença da Libras favorece a socialização e a construção do conhecimento pelos estudantes surdos, sendo essencial para seu desenvolvimento acadêmico e social. Este trabalho, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e documental, tem como objetivo analisar a importância do ensino da Libras no Ensino Fundamental e Médio, contribuindo para a compreensão sobre a efetiva inclusão dos estudantes surdos na sociedade, e seus efeitos. Entre os objetivos específicos, destacam-se a explicação da relevância da Libras em todas as etapas da educação e a identificação dos prejuízos causados pela ausência dessa língua na formação dos alunos surdos. A falta de obrigatoriedade da Libras no currículo escolar cria uma lacuna significativa, dificultando o contato precoce dos estudantes com sua língua materna e cultura, o que compromete seu processo de aprendizagem e o desenvolvimento de sua identidade. Nesse contexto, o professor de Libras assume um papel fundamental na inclusão escolar, atuando como elo entre alunos surdos e ouvintes e promovendo a valorização da cultura surda. Ressalta-se, ainda, a necessidade urgente de um currículo adaptado à realidade dos estudantes surdos, que respeite suas formas de comunicação e modos de vida. Apesar da regulamentação da Libras, sua aplicação em sala de aula ainda é limitada, o que exige políticas educacionais mais eficazes. Tais políticas devem garantir a formação de professores bilíngues, a ampliação dos cursos de Libras, a contratação de intérpretes suficientes e a produção de materiais acessíveis. A experiência positiva de redes municipais que tornaram o ensino da Libras obrigatório reforça a importância dessas ações para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11571_TB5229_29102025132340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERALDO GEOVANI SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Geovani Santos" "autor_email" => "ggeovani.santoss@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }