USO DO KRITA NO PROJETO E PROTOTIPAGEM DE INTERFACES: ESTUDO DE APLICABILIDADE EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127134 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5245 "inscrito_id" => 13473 "titulo" => "USO DO KRITA NO PROJETO E PROTOTIPAGEM DE INTERFACES: ESTUDO DE APLICABILIDADE EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA" "resumo" => "No ensino técnico em informática, é comum que a ênfase seja direcionada à lógica e à programação dos sistemas computacionais, colocando em segundo plano aspectos fundamentais como o projeto visual e a experiência do usuário. No entanto, o desenvolvimento de interfaces gráficas eficazes e agradáveis é essencial para garantir a usabilidade e aceitação de qualquer sistema. Nesse contexto, esta pesquisa investiga o potencial do software Krita, uma ferramenta open source de ilustração digital, como recurso pedagógico no apoio à formação de estudantes de cursos técnicos em informática, especialmente nas etapas de planejamento e prototipagem de interfaces gráficas. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de UI (User Interface) e UX (User Experience), aliada à realização de um estudo de caso aplicado a um projeto acadêmico de desenvolvimento de um sistema. Nesse projeto, estudantes utilizaram o Krita como apoio visual na criação de protótipos de interface, desde os primeiros esboços até a definição final da aparência do sistema. Os resultados demonstraram que o uso do Krita proporcionou um maior engajamento com os aspectos visuais e mesmo funcionais do desenvolvimento de sistemas, ampliando sua percepção sobre a importância da estética e da usabilidade. Os participantes relataram facilidade no uso da ferramenta, além de reconhecerem seu valor como recurso de apoio à prototipagem e à expressão criativa de ideias. Neste sentido, o Krita, embora seja amplamente associado ao campo da criação artística livre, pode ser um aliado poderoso na educação técnica, promovendo a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia e preparando os alunos para demandas reais do mercado, que exigem soluções funcionais e visualmente atrativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13473_TB5245_14102025212357.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA XAVIER DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ERICA" "autor_email" => "erixdraw@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127134 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5245 "inscrito_id" => 13473 "titulo" => "USO DO KRITA NO PROJETO E PROTOTIPAGEM DE INTERFACES: ESTUDO DE APLICABILIDADE EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA" "resumo" => "No ensino técnico em informática, é comum que a ênfase seja direcionada à lógica e à programação dos sistemas computacionais, colocando em segundo plano aspectos fundamentais como o projeto visual e a experiência do usuário. No entanto, o desenvolvimento de interfaces gráficas eficazes e agradáveis é essencial para garantir a usabilidade e aceitação de qualquer sistema. Nesse contexto, esta pesquisa investiga o potencial do software Krita, uma ferramenta open source de ilustração digital, como recurso pedagógico no apoio à formação de estudantes de cursos técnicos em informática, especialmente nas etapas de planejamento e prototipagem de interfaces gráficas. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de UI (User Interface) e UX (User Experience), aliada à realização de um estudo de caso aplicado a um projeto acadêmico de desenvolvimento de um sistema. Nesse projeto, estudantes utilizaram o Krita como apoio visual na criação de protótipos de interface, desde os primeiros esboços até a definição final da aparência do sistema. Os resultados demonstraram que o uso do Krita proporcionou um maior engajamento com os aspectos visuais e mesmo funcionais do desenvolvimento de sistemas, ampliando sua percepção sobre a importância da estética e da usabilidade. Os participantes relataram facilidade no uso da ferramenta, além de reconhecerem seu valor como recurso de apoio à prototipagem e à expressão criativa de ideias. Neste sentido, o Krita, embora seja amplamente associado ao campo da criação artística livre, pode ser um aliado poderoso na educação técnica, promovendo a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia e preparando os alunos para demandas reais do mercado, que exigem soluções funcionais e visualmente atrativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13473_TB5245_14102025212357.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA XAVIER DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ERICA" "autor_email" => "erixdraw@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }