Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO KRITA NO PROJETO E PROTOTIPAGEM DE INTERFACES: ESTUDO DE APLICABILIDADE EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127134
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5245
    "inscrito_id" => 13473
    "titulo" => "USO DO KRITA NO PROJETO E PROTOTIPAGEM DE INTERFACES: ESTUDO DE APLICABILIDADE EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA"
    "resumo" => "No ensino técnico em informática, é comum que a ênfase seja direcionada à lógica e à programação dos sistemas computacionais, colocando em segundo plano aspectos fundamentais como o projeto visual e a experiência do usuário. No entanto, o desenvolvimento de interfaces gráficas eficazes e agradáveis é essencial para garantir a usabilidade e aceitação de qualquer sistema. Nesse contexto, esta pesquisa investiga o potencial do software Krita, uma ferramenta open source de ilustração digital, como recurso pedagógico no apoio à formação de estudantes de cursos técnicos em informática, especialmente nas etapas de planejamento e prototipagem de interfaces gráficas. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de UI (User Interface) e UX (User Experience), aliada à realização de um estudo de caso aplicado a um projeto acadêmico de desenvolvimento de um sistema. Nesse projeto, estudantes utilizaram o Krita como apoio visual na criação de protótipos de interface, desde os primeiros esboços até a definição final da aparência do sistema. Os resultados demonstraram que o uso do Krita proporcionou um maior engajamento com os aspectos visuais e mesmo funcionais do desenvolvimento de sistemas, ampliando sua percepção sobre a importância da estética e da usabilidade. Os participantes relataram facilidade no uso da ferramenta, além de reconhecerem seu valor como recurso de apoio à prototipagem e à expressão criativa de ideias. Neste sentido, o Krita, embora seja amplamente associado ao campo da criação artística livre, pode ser um aliado poderoso na educação técnica, promovendo a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia e preparando os alunos para demandas reais do mercado, que exigem soluções funcionais e visualmente atrativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13473_TB5245_14102025212357.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA XAVIER DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ERICA"
    "autor_email" => "erixdraw@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127134
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5245
    "inscrito_id" => 13473
    "titulo" => "USO DO KRITA NO PROJETO E PROTOTIPAGEM DE INTERFACES: ESTUDO DE APLICABILIDADE EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA"
    "resumo" => "No ensino técnico em informática, é comum que a ênfase seja direcionada à lógica e à programação dos sistemas computacionais, colocando em segundo plano aspectos fundamentais como o projeto visual e a experiência do usuário. No entanto, o desenvolvimento de interfaces gráficas eficazes e agradáveis é essencial para garantir a usabilidade e aceitação de qualquer sistema. Nesse contexto, esta pesquisa investiga o potencial do software Krita, uma ferramenta open source de ilustração digital, como recurso pedagógico no apoio à formação de estudantes de cursos técnicos em informática, especialmente nas etapas de planejamento e prototipagem de interfaces gráficas. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de UI (User Interface) e UX (User Experience), aliada à realização de um estudo de caso aplicado a um projeto acadêmico de desenvolvimento de um sistema. Nesse projeto, estudantes utilizaram o Krita como apoio visual na criação de protótipos de interface, desde os primeiros esboços até a definição final da aparência do sistema. Os resultados demonstraram que o uso do Krita proporcionou um maior engajamento com os aspectos visuais e mesmo funcionais do desenvolvimento de sistemas, ampliando sua percepção sobre a importância da estética e da usabilidade. Os participantes relataram facilidade no uso da ferramenta, além de reconhecerem seu valor como recurso de apoio à prototipagem e à expressão criativa de ideias. Neste sentido, o Krita, embora seja amplamente associado ao campo da criação artística livre, pode ser um aliado poderoso na educação técnica, promovendo a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia e preparando os alunos para demandas reais do mercado, que exigem soluções funcionais e visualmente atrativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13473_TB5245_14102025212357.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA XAVIER DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ERICA"
    "autor_email" => "erixdraw@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No ensino técnico em informática, é comum que a ênfase seja direcionada à lógica e à programação dos sistemas computacionais, colocando em segundo plano aspectos fundamentais como o projeto visual e a experiência do usuário. No entanto, o desenvolvimento de interfaces gráficas eficazes e agradáveis é essencial para garantir a usabilidade e aceitação de qualquer sistema. Nesse contexto, esta pesquisa investiga o potencial do software Krita, uma ferramenta open source de ilustração digital, como recurso pedagógico no apoio à formação de estudantes de cursos técnicos em informática, especialmente nas etapas de planejamento e prototipagem de interfaces gráficas. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de UI (User Interface) e UX (User Experience), aliada à realização de um estudo de caso aplicado a um projeto acadêmico de desenvolvimento de um sistema. Nesse projeto, estudantes utilizaram o Krita como apoio visual na criação de protótipos de interface, desde os primeiros esboços até a definição final da aparência do sistema. Os resultados demonstraram que o uso do Krita proporcionou um maior engajamento com os aspectos visuais e mesmo funcionais do desenvolvimento de sistemas, ampliando sua percepção sobre a importância da estética e da usabilidade. Os participantes relataram facilidade no uso da ferramenta, além de reconhecerem seu valor como recurso de apoio à prototipagem e à expressão criativa de ideias. Neste sentido, o Krita, embora seja amplamente associado ao campo da criação artística livre, pode ser um aliado poderoso na educação técnica, promovendo a interdisciplinaridade entre arte e tecnologia e preparando os alunos para demandas reais do mercado, que exigem soluções funcionais e visualmente atrativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.