INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM FORMAÇÃO INICIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127140 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5256 "inscrito_id" => 13638 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "O artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, visando a formação inicial de professores de Ciências da Natureza, sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Uma abordagem curricular que busca minimizar as barreiras e maximizar a aprendizagem dos estudantes, considerando suas individualidades e necessidades. O DUA é baseado em três princípios fundamentais: representação: possibilitando múltiplas formas de apresentação do conteúdo; ação e expressão: oferecerendo múltiplas formas de ação e de expressão da aprendizagem, e engajamento: promovendo a participação, o interesse e o engajamento na realização das atividades pedagógicas. Esses princípios são interconectados e devem ser considerados em conjunto para que a aprendizagem seja efetiva. Para tanto, nosso trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de intervenção pedagógica sobre o DUA para professores de Ciências da Natureza em formação inicial. A pesquisa utilizou a metodologia de intervenção pedagógica, que é uma abordagem que visa planejar e implementar intervenções específicas para promover avanços e melhorias nos processos de aprendizagem dos indivíduos envolvidos. A intervenção será dividida em cinco unidades de conhecimento, abordando desde o histórico do DUA até a análise coletiva de planos de aula elaborados pelos participantes. A coleta de dados será realizada por meio de questionários, perguntas direcionadas aos participantes, diário de campo da pesquisadora e também a análise dos planos de aula elaborados pelos participantes. Contudo, ao final da presente intervenção pedagógica, espera-se que os futuros docentes consigam compreender a abordagem curricular do DUA e materializá-lo em seus planejamentos e práticas pedagógicas, para que consigam proporcionar um ensino mais efetivo, equitativo e inclusivo como futuros docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13638_TB5256_08112025134818.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIELE DA SILVA CORRÊA" "autor_nome_curto" => "GESSIELE" "autor_email" => "gessiele.correa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127140 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5256 "inscrito_id" => 13638 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "O artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, visando a formação inicial de professores de Ciências da Natureza, sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Uma abordagem curricular que busca minimizar as barreiras e maximizar a aprendizagem dos estudantes, considerando suas individualidades e necessidades. O DUA é baseado em três princípios fundamentais: representação: possibilitando múltiplas formas de apresentação do conteúdo; ação e expressão: oferecerendo múltiplas formas de ação e de expressão da aprendizagem, e engajamento: promovendo a participação, o interesse e o engajamento na realização das atividades pedagógicas. Esses princípios são interconectados e devem ser considerados em conjunto para que a aprendizagem seja efetiva. Para tanto, nosso trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de intervenção pedagógica sobre o DUA para professores de Ciências da Natureza em formação inicial. A pesquisa utilizou a metodologia de intervenção pedagógica, que é uma abordagem que visa planejar e implementar intervenções específicas para promover avanços e melhorias nos processos de aprendizagem dos indivíduos envolvidos. A intervenção será dividida em cinco unidades de conhecimento, abordando desde o histórico do DUA até a análise coletiva de planos de aula elaborados pelos participantes. A coleta de dados será realizada por meio de questionários, perguntas direcionadas aos participantes, diário de campo da pesquisadora e também a análise dos planos de aula elaborados pelos participantes. Contudo, ao final da presente intervenção pedagógica, espera-se que os futuros docentes consigam compreender a abordagem curricular do DUA e materializá-lo em seus planejamentos e práticas pedagógicas, para que consigam proporcionar um ensino mais efetivo, equitativo e inclusivo como futuros docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13638_TB5256_08112025134818.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIELE DA SILVA CORRÊA" "autor_nome_curto" => "GESSIELE" "autor_email" => "gessiele.correa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }