Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HEITOR DOS PRAZERES NA SALA DE AULA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DA ARTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência pedagógica desenvolvida com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da obra do artista Heitor dos Prazeres, articulando práticas antirracistas com os fundamentos da Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O trabalho parte da compreensão de que a abordagem das relações étnico-raciais deve ser contínua, sistemática e transversal ao currículo, conforme previsto pela LDBEN nº 9.394/96, especialmente após as alterações promovidas pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. A proposta teve como ponto de partida o quadro “Roda de Samba”, de Heitor dos Prazeres, artista negro que retratou, em sua obra, o cotidiano, a cultura e as tradições do povo negro no Brasil. Com base nessa referência visual e histórica, foram desenvolvidas atividades interdisciplinares envolvendo artes, língua portuguesa, matemática e história, valorizando a cultura afro-brasileira como conteúdo curricular. As ações estão alinhadas aos eixos da GERER – currículo, formação, projetos pedagógicos e avaliação –, e ao compromisso com a equidade racial e o combate ao racismo no ambiente escolar. A experiência descrita busca romper com práticas pontuais e celebrar uma educação que valorize as identidades negras e indígenas, a partir do protagonismo dos sujeitos e do reconhecimento de suas histórias. Nesse sentido, dialogamos com os apontamentos de Nilma Lino Gomes (2020), que defende uma educação para a igualdade racial baseada em práticas pedagógicas comprometidas com a transformação social, e que leve em consideração os contextos e identidades dos estudantes como elementos centrais do processo educativo. A vivência relatada neste artigo reforça a importância de práticas pedagógicas fundamentadas no respeito à diversidade e no fortalecimento das relações étnico-raciais, conforme prevê a legislação vigente e os compromissos da Agenda 2030.

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