Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CARTOGRAFIA EM NOSSA VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127145
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5264
    "inscrito_id" => 10025
    "titulo" => "A CARTOGRAFIA EM NOSSA VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste trabalho buscamos refletir sobre o ensino da cartografia, no componente curricular de geografia, através de um relato de experiência que aconteceu em uma turma da 1ª série do ensino médio, tendo como base a perspectiva de uma prática pedagógica pautada na interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo educativo. Além disso, sabemos que os conhecimentos que são transmitidos na escola para as crianças, adolescentes, jovens e adultos precisam fazer sentido para que a construção do mesmo possa ser efetivada, a partir das vivências, dos saberes e fazeres que são construídos ao longo do processo de ensino e aprendizagem, pautado numa mediação com práticas interativas, uso das tecnologias e reflexão sobre sua realidade vivenciada. Este estudo também se configura como uma pesquisa baseado num levantamento da literatura acerca dos temas em questão para um maior aprofundamento teórico, sendo assim usaremos Cavalcanti (2012), Pontuschka (2009), Oliveira (2019), entre outros. Destacamos que o mesmo dialoga de forma significativa com a práxis educativa, promovendo um diálogo entre teoria e prática. Neste sentido, o uso da cartografia e suas relações com a realidade do discente, deve assumir um papel de destaque, pois fará com que o mesmo tenha outra reflexão sobre sua realidade e com isso busque problematizar e contextualizar o que está em sua volta, despertando no educando a curiosidade e sua proatividade no que diz respeito a agir sobre o ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10025_TB5264_29102025231341.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS DA MACENA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Jr."
    "autor_email" => "junior.com-jesus@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127145
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5264
    "inscrito_id" => 10025
    "titulo" => "A CARTOGRAFIA EM NOSSA VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste trabalho buscamos refletir sobre o ensino da cartografia, no componente curricular de geografia, através de um relato de experiência que aconteceu em uma turma da 1ª série do ensino médio, tendo como base a perspectiva de uma prática pedagógica pautada na interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo educativo. Além disso, sabemos que os conhecimentos que são transmitidos na escola para as crianças, adolescentes, jovens e adultos precisam fazer sentido para que a construção do mesmo possa ser efetivada, a partir das vivências, dos saberes e fazeres que são construídos ao longo do processo de ensino e aprendizagem, pautado numa mediação com práticas interativas, uso das tecnologias e reflexão sobre sua realidade vivenciada. Este estudo também se configura como uma pesquisa baseado num levantamento da literatura acerca dos temas em questão para um maior aprofundamento teórico, sendo assim usaremos Cavalcanti (2012), Pontuschka (2009), Oliveira (2019), entre outros. Destacamos que o mesmo dialoga de forma significativa com a práxis educativa, promovendo um diálogo entre teoria e prática. Neste sentido, o uso da cartografia e suas relações com a realidade do discente, deve assumir um papel de destaque, pois fará com que o mesmo tenha outra reflexão sobre sua realidade e com isso busque problematizar e contextualizar o que está em sua volta, despertando no educando a curiosidade e sua proatividade no que diz respeito a agir sobre o ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10025_TB5264_29102025231341.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS DA MACENA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Jr."
    "autor_email" => "junior.com-jesus@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho buscamos refletir sobre o ensino da cartografia, no componente curricular de geografia, através de um relato de experiência que aconteceu em uma turma da 1ª série do ensino médio, tendo como base a perspectiva de uma prática pedagógica pautada na interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo educativo. Além disso, sabemos que os conhecimentos que são transmitidos na escola para as crianças, adolescentes, jovens e adultos precisam fazer sentido para que a construção do mesmo possa ser efetivada, a partir das vivências, dos saberes e fazeres que são construídos ao longo do processo de ensino e aprendizagem, pautado numa mediação com práticas interativas, uso das tecnologias e reflexão sobre sua realidade vivenciada. Este estudo também se configura como uma pesquisa baseado num levantamento da literatura acerca dos temas em questão para um maior aprofundamento teórico, sendo assim usaremos Cavalcanti (2012), Pontuschka (2009), Oliveira (2019), entre outros. Destacamos que o mesmo dialoga de forma significativa com a práxis educativa, promovendo um diálogo entre teoria e prática. Neste sentido, o uso da cartografia e suas relações com a realidade do discente, deve assumir um papel de destaque, pois fará com que o mesmo tenha outra reflexão sobre sua realidade e com isso busque problematizar e contextualizar o que está em sua volta, despertando no educando a curiosidade e sua proatividade no que diz respeito a agir sobre o ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.