Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI): POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo, no formato de relato de experiência, incide sobre as práticas pedagógicas observadas durante a realização do Estágio Supervisionado III/Ensino Médio, componente que integra a matriz curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo central foi investigar a influência dos jogos cooperativos na formação de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) durante as aulas de Educação Física. Neste contexto, a construção do trabalho está ancorada em uma abordagem qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de dados o diário de campo o que possibilitou o registro e, posteriormente, a análise das práticas pedagógicas através de jogos cooperativos. Todo o processo de estágio se deu durante dois meses, em uma escola da Rede Pública de Ensino Médio do Município de Castanhal, Nordeste Paraense, na modalidade EJAI. O referencial teórico-metodológico do estudo se baseia, especialmente, em autores que tratam da temática central deste estudo tais como: Oliveira (2024) e Silva (2025). Foi possível observar que ao longo do estágio, a docente regente utilizou diversas estratégias pedagógicas para tornar os discentes engajados nas atividades, tendo como conteúdos os jogos cooperativos com destaque para o boliche cooperativo, corrente humana, trilha cooperativa, balão em equilíbrio e corrida com copo. Foi perceptível o quanto a cooperação é um recurso significativo para a promoção de habilidades físicas, interações sociais, desenvolvimento da autoconfiança, comunicação e trabalho em equipe, reafirmando a importância de se planejar aulas que privilegie os conteúdos relativos aos jogos cooperativos em todos os níveis e modalidades de ensino e a Educação Física escolar tem um papel central para possibilitar uma formação que contribua para a efetiva participação e motivação dos estudantes.

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