JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI): POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127149 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5269 "inscrito_id" => 3289 "titulo" => "JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI): POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo, no formato de relato de experiência, incide sobre as práticas pedagógicas observadas durante a realização do Estágio Supervisionado III/Ensino Médio, componente que integra a matriz curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo central foi investigar a influência dos jogos cooperativos na formação de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) durante as aulas de Educação Física. Neste contexto, a construção do trabalho está ancorada em uma abordagem qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de dados o diário de campo o que possibilitou o registro e, posteriormente, a análise das práticas pedagógicas através de jogos cooperativos. Todo o processo de estágio se deu durante dois meses, em uma escola da Rede Pública de Ensino Médio do Município de Castanhal, Nordeste Paraense, na modalidade EJAI. O referencial teórico-metodológico do estudo se baseia, especialmente, em autores que tratam da temática central deste estudo tais como: Oliveira (2024) e Silva (2025). Foi possível observar que ao longo do estágio, a docente regente utilizou diversas estratégias pedagógicas para tornar os discentes engajados nas atividades, tendo como conteúdos os jogos cooperativos com destaque para o boliche cooperativo, corrente humana, trilha cooperativa, balão em equilíbrio e corrida com copo. Foi perceptível o quanto a cooperação é um recurso significativo para a promoção de habilidades físicas, interações sociais, desenvolvimento da autoconfiança, comunicação e trabalho em equipe, reafirmando a importância de se planejar aulas que privilegie os conteúdos relativos aos jogos cooperativos em todos os níveis e modalidades de ensino e a Educação Física escolar tem um papel central para possibilitar uma formação que contribua para a efetiva participação e motivação dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3289_TB5269_25102025201130.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHEFANE LORRANE MARINHO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "STHEFANE" "autor_email" => "lorranesthef06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127149 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5269 "inscrito_id" => 3289 "titulo" => "JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI): POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo, no formato de relato de experiência, incide sobre as práticas pedagógicas observadas durante a realização do Estágio Supervisionado III/Ensino Médio, componente que integra a matriz curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo central foi investigar a influência dos jogos cooperativos na formação de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) durante as aulas de Educação Física. Neste contexto, a construção do trabalho está ancorada em uma abordagem qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de dados o diário de campo o que possibilitou o registro e, posteriormente, a análise das práticas pedagógicas através de jogos cooperativos. Todo o processo de estágio se deu durante dois meses, em uma escola da Rede Pública de Ensino Médio do Município de Castanhal, Nordeste Paraense, na modalidade EJAI. O referencial teórico-metodológico do estudo se baseia, especialmente, em autores que tratam da temática central deste estudo tais como: Oliveira (2024) e Silva (2025). Foi possível observar que ao longo do estágio, a docente regente utilizou diversas estratégias pedagógicas para tornar os discentes engajados nas atividades, tendo como conteúdos os jogos cooperativos com destaque para o boliche cooperativo, corrente humana, trilha cooperativa, balão em equilíbrio e corrida com copo. Foi perceptível o quanto a cooperação é um recurso significativo para a promoção de habilidades físicas, interações sociais, desenvolvimento da autoconfiança, comunicação e trabalho em equipe, reafirmando a importância de se planejar aulas que privilegie os conteúdos relativos aos jogos cooperativos em todos os níveis e modalidades de ensino e a Educação Física escolar tem um papel central para possibilitar uma formação que contribua para a efetiva participação e motivação dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3289_TB5269_25102025201130.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHEFANE LORRANE MARINHO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "STHEFANE" "autor_email" => "lorranesthef06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }