FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENFRENTAMENTO AO BULLYING: PERCEPÇÕES E DESAFIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127150 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5270 "inscrito_id" => 12987 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENFRENTAMENTO AO BULLYING: PERCEPÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "O bullying é uma forma de violência caracterizada por ações intencionais e repetitivas de agressão, que causam sofrimento à vítima e comprometem o ambiente escolar. Diante disso, é fundamental refletir sobre o preparo dos professores para sua prevenção e enfrentamento. Esse trabalho objetivou investigar o nível de preparação percebido por alunos de cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri para lidar com situações de bullying em sua futura prática docente, bem como analisar a presença dessa temática na formação oferecida pela universidade. A coleta de dados foi realizada através da plataforma Google forms utilizando um questionário com 12 questões objetivas e subjetivas. Participaram do estudo 130 discentes de licenciaturas em pedagogia, história, geografia, educação física, química, letras, ciências sociais e biologia. Os resultados evidenciaram que os participantes têm demandas em relação ao tema, pois somente uma minoria se sente preparada para lidar com essa questão, indicando se sentir muito (11,5%) ou totalmente preparada (0,8%). A maioria indicou se sentir mais ou menos preparada (43,1%), enquanto 36,9% sentem-se pouco preparados e 7,7% nada preparados. Na perspectiva dos participantes o bullying é pouco discutido na universidade: 40,8% deles informaram que o tema nunca foi abordado na universidade, 34,6% responderam raramente, 20,8% eventualmente e 3,8% indicaram que foi abordado com frequência. Isso se reflete na avaliação sobre a contribuição da universidade, pois apenas 10% a consideraram satisfatória. Os estudantes apontaram que seus principais desafios diante do bullying envolvem a dificuldade de identificar as situações e, sobretudo, de intervir adequadamente, demonstrando insegurança quanto às estratégias a serem adotadas nesses casos. Diante da relevância do papel do professor no enfrentamento do bullying escolar, esta pesquisa busca destacar a necessidade de uma formação mais efetiva para estudantes das licenciaturas, apontando possibilidades de contribuição que considerem suas demandas e dificuldades reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12987_TB5270_21102025151555.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELARYCE DE ARAUJO CLEMENTE" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "elaryce.clemente@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127150 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5270 "inscrito_id" => 12987 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENFRENTAMENTO AO BULLYING: PERCEPÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "O bullying é uma forma de violência caracterizada por ações intencionais e repetitivas de agressão, que causam sofrimento à vítima e comprometem o ambiente escolar. Diante disso, é fundamental refletir sobre o preparo dos professores para sua prevenção e enfrentamento. Esse trabalho objetivou investigar o nível de preparação percebido por alunos de cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri para lidar com situações de bullying em sua futura prática docente, bem como analisar a presença dessa temática na formação oferecida pela universidade. A coleta de dados foi realizada através da plataforma Google forms utilizando um questionário com 12 questões objetivas e subjetivas. Participaram do estudo 130 discentes de licenciaturas em pedagogia, história, geografia, educação física, química, letras, ciências sociais e biologia. Os resultados evidenciaram que os participantes têm demandas em relação ao tema, pois somente uma minoria se sente preparada para lidar com essa questão, indicando se sentir muito (11,5%) ou totalmente preparada (0,8%). A maioria indicou se sentir mais ou menos preparada (43,1%), enquanto 36,9% sentem-se pouco preparados e 7,7% nada preparados. Na perspectiva dos participantes o bullying é pouco discutido na universidade: 40,8% deles informaram que o tema nunca foi abordado na universidade, 34,6% responderam raramente, 20,8% eventualmente e 3,8% indicaram que foi abordado com frequência. Isso se reflete na avaliação sobre a contribuição da universidade, pois apenas 10% a consideraram satisfatória. Os estudantes apontaram que seus principais desafios diante do bullying envolvem a dificuldade de identificar as situações e, sobretudo, de intervir adequadamente, demonstrando insegurança quanto às estratégias a serem adotadas nesses casos. Diante da relevância do papel do professor no enfrentamento do bullying escolar, esta pesquisa busca destacar a necessidade de uma formação mais efetiva para estudantes das licenciaturas, apontando possibilidades de contribuição que considerem suas demandas e dificuldades reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12987_TB5270_21102025151555.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELARYCE DE ARAUJO CLEMENTE" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "elaryce.clemente@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }