Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação ambiental é um pilar essencial para a construção de uma sociedade sustentável, mas ainda enfrenta inúmeros desafios, especialmente em instituições de ensino. A inserção efetiva dos princípios ambientais no currículo acadêmico vai além da simples inclusão de conteúdos; exige transformações culturais, estruturais e pedagógicas que promovam mudanças reais de comportamento. Entre os principais desafios está a dificuldade em transformar o conhecimento teórico em práticas cotidianas, como a gestão de resíduos sólidos, a preservação da biodiversidade local e a conscientização sobre as mudanças climáticas. No ensino técnico, muitas vezes essas questões são abordadas de forma isolada, o que impede uma formação integrada e crítica dos futuros profissionais. Essa abordagem limitada, somada à falta de consciência sobre a urgência dos problemas ambientais e à escassez de políticas institucionais de apoio, compromete o desenvolvimento de ações sustentáveis eficazes. Portanto, é fundamental uma atuação conjunta entre professores, alunos, gestores e a comunidade externa, buscando criar uma cultura institucional voltada para a sustentabilidade. Dessa forma, objetivo do trabalho foi analisar, por meio de uma revisão de literatura, os desafios e as perspectivas da inserção da educação ambiental com o intuito de identificar estratégias que contribuam para a construção de uma cultura institucional voltada à sustentabilidade. Para tanto, este estudo utilizou a metodologia de revisão bibliográfica narrativa, com base em artigos científicos e publicações eletrônicas, selecionadas nas plataformas SciELO e Google Acadêmico. Foram utilizados os descritores “sustentabilidade”, “educação ambiental” e “desenvolvimento sustentável”, com critérios de inclusão voltados a publicações entre 2000 e 2025, nos idiomas português e inglês. A análise permitiu identificar estratégias, desafios e lacunas no campo da educação ambiental, indicando caminhos para futuras investigações e práticas mais eficazes nas instituições de ensino.

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