Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DO COORDENADOR E OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo versa sobre os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico na formação de professores numa perspectiva da educação inclusiva com enfoque na aprendizagem de estudantes neurodivergentes e estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem diversas. Além de suscitar reflexões sobre o contexto de formação de professores centrado na sala de aula, este estudo, realizado em uma escola pública de Salvador-Bahia, teve como objetivo investigar os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico na formação de professores, no espaço escolar da educação básica. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram a análise documental (Projeto Político Pedagógico), o grupo focal (realização de entrevista com os professores e aplicação de questionários com a equipe do Atendimento Educacional Especializado do ensino médio). No processo de formação de professores, realizado pelo coordenador, ficaram evidentes a necessidade da articulação de um trabalho conjunto de corresponsabilização que suscite o envolvimento de todos na proposta inclusiva da escola; a importância do papel do coordenador na efetivação e sucesso da implementação da educação inclusiva escolar, além da constatação de barreiras para a concretização de ações formadoras da prática educativa docente. Infere-se nesse estudo, que o coordenador não é o único responsável por esse processo inclusivo, a implantação da educação inclusiva implica transformações no contexto escolar para que alcance todos os estudantes, quanto à obtenção de melhores resultados na aprendizagem, especialmente daqueles que apresentam dificuldades de aprendizagens e tendem a fracassar nas salas de aula. Portanto, essa investigação contribui para expressar e evidenciar que tecer o processo de inclusão escolar com foco na sala de aula, visando à qualidade da aprendizagem e do ensino, é uma tarefa desafiadora feita por diferentes mãos.

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