FUNÇÕES EXECUTIVAS E EDUCAÇÃO: ESTUDOS EM TESES E DISSERTAÇÕES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
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Aqui, nosso objetivo foi conhecer o estado da arte envolvendo estudos sobre as FEs na Educação realizados em programas de pós-graduação de Universidades Federais da Região Norte. Trata-se de uma pesquisa de caracterização (Volpato, 2017), após a aplicação do protocolo de revisão, elegemos dois estudos como amostra final, que nos permitiram obter os seguintes resultados: o primeiro estudo (Affonso, 2017) buscou desenvolver referências de padrões normativos dos teste de memória de curto prazo (TMCP) e versão eletrônica do teste wisconsin de classificação de cartas (WCST). Foram avaliadas 203 crianças entre 8 a 11 anos de idade e a conclusão indicou que as crianças apresentaram desempenho típico dada a idade e as suas condições particulares. Destacamos ainda que a pesquisa debruçou-se sobre a elaboração de padrões normativos dos testes para posteriormente serem utilizados com confiabilidade de dados e com garantia de qualidade por pesquisadores e profissionais capacitados para a utilização dos testes no contexto escolar. O segundo estudo (Silva, 2019) objetivou examinar a relação da variabilidade da frequência cardíaca com a ansiedade matemática em 99 crianças do 5º e do 6º ano escolares. Os resultados revelaram que o controle inibitório media o efeito do desempenho matemático em relação à ansiedade em matemática em crianças. Isso posto, concluímos que o tema sobre as FEs apresenta-se inexplorado pelos programas de pós graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Norte do Brasil. 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