“SOBREVIVENDO NO INFERNO”: RACIONAIS MC’S E O RAP COMO UMA FONTE POSSÍVEL NO ENSINO DE HISTÓRIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127157 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5285 "inscrito_id" => 13888 "titulo" => "“SOBREVIVENDO NO INFERNO”: RACIONAIS MC’S E O RAP COMO UMA FONTE POSSÍVEL NO ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os diálogos possíveis entre o ensino de História e a forma como as experiências sociais cotidianas da população negra se manifestam nas letras do rap, um estilo musical originado nas periferias brasileiras e que, com o tempo, conquistou a juventude de diferentes classes sociais (Loureiro, 2016). A pesquisa investiga ainda como esse gênero musical dialoga com as experiências de estudantes racializados, cujas biografias são marcadas por fatores como violência policial, racismo estrutural, miserabilidade e outras formas de necropolítica (Mbembe, 2016). Nesse contexto, busca-se compreender o rap como uma ferramenta insurgente, capaz de refletir criticamente sobre a prática docente no Ensino de História, ao incluir as identidades negras e suas referências, frequentemente silenciadas no currículo escolar, e ao promover um questionamento sobre as narrativas históricas hegemônicas, para isso a nossa análise foca no álbum "Sobrevivendo no Inferno", do grupo Racionais MC's. Além disso, a pesquisa dialoga com autoras e autores como Conceição Evaristo (2005), Carla Akotirene (2019), Grada Kilomba (2019), Achille Mbembe (2016), bell hooks (2017), entre outros, que oferecem embasamento teórico para uma abordagem decolonial e antirracista no campo educacional. A reflexão se apoia também na Interculturalidade Crítica de Candau (2020), proposta que visa uma abordagem mais horizontalizada e inclusiva na educação, reconhecendo os saberes e as experiências afro-diaspóricas, com o objetivo de reestruturar o ensino para que ele se torne uma prática de liberdade, emancipada e plural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13888_TB5285_29102025220308.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Cláudio Ribeiro" "autor_email" => "claudiohenriquesilva8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127157 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5285 "inscrito_id" => 13888 "titulo" => "“SOBREVIVENDO NO INFERNO”: RACIONAIS MC’S E O RAP COMO UMA FONTE POSSÍVEL NO ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar os diálogos possíveis entre o ensino de História e a forma como as experiências sociais cotidianas da população negra se manifestam nas letras do rap, um estilo musical originado nas periferias brasileiras e que, com o tempo, conquistou a juventude de diferentes classes sociais (Loureiro, 2016). A pesquisa investiga ainda como esse gênero musical dialoga com as experiências de estudantes racializados, cujas biografias são marcadas por fatores como violência policial, racismo estrutural, miserabilidade e outras formas de necropolítica (Mbembe, 2016). Nesse contexto, busca-se compreender o rap como uma ferramenta insurgente, capaz de refletir criticamente sobre a prática docente no Ensino de História, ao incluir as identidades negras e suas referências, frequentemente silenciadas no currículo escolar, e ao promover um questionamento sobre as narrativas históricas hegemônicas, para isso a nossa análise foca no álbum "Sobrevivendo no Inferno", do grupo Racionais MC's. Além disso, a pesquisa dialoga com autoras e autores como Conceição Evaristo (2005), Carla Akotirene (2019), Grada Kilomba (2019), Achille Mbembe (2016), bell hooks (2017), entre outros, que oferecem embasamento teórico para uma abordagem decolonial e antirracista no campo educacional. A reflexão se apoia também na Interculturalidade Crítica de Candau (2020), proposta que visa uma abordagem mais horizontalizada e inclusiva na educação, reconhecendo os saberes e as experiências afro-diaspóricas, com o objetivo de reestruturar o ensino para que ele se torne uma prática de liberdade, emancipada e plural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13888_TB5285_29102025220308.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Cláudio Ribeiro" "autor_email" => "claudiohenriquesilva8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }