CONSTRUINDO CONHECIMENTO: OFICINA PEDAGÓGICA – A CÉLULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127159 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5290 "inscrito_id" => 14037 "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTO: OFICINA PEDAGÓGICA – A CÉLULA" "resumo" => "No ensino médio as aulas práticas são importantes para estimular o interesse de aprender e compreender os diferentes temas da biologia. Neste processo de aprendizagem o conteúdo de citologia se apresenta com um nível de complexidade que leva aos alunos a considerar-lo cansativo. O aprender a conhecer também entendido como aprender a fazer ajuda e estimula o aluno a aprender, sendo o professor mediador nas atividades praticas. Estas por exemplo podem ser oficinas pedagógicas ou investigativas e de construção e uso de modelos biológicos. É objetivo do presente trabalho melhorar o entendimento do conteúdo de célula através das seguintes atividades: Momento (1) Aula dinâmica expositiva; momento (2) leitura, pesquisa e entendimento; momento (3) construção de modelo celular. Estas sequencias didáticas foram aplicadas na ECIT José do Patrocínio, em João Pessoa - PB. No momento (1) - foi ministrada uma aula expositiva dialogada e participativa que abordou, a história da célula; teoria da endossimbiose celular; estruturas básicas, organelas e suas funções. Momento (2) - Atividade prática, para fixação do conteúdo, os alunos realizaram a identificação das estruturas celulares, através de pesquisas no livro didático, células eucariontes (animal e vegetal); procariontes e membrana plasmática. Momento (3) - Desenvolvimento da oficina pedagógica sobre células. Os alunos construíram modelos didáticos das células eucariontes (animal e vegetal); procariontes e membrana plasmática. No primeiro momento poucos alunos participaram ativamente, perguntando ou respondendo as perguntas relacionados com o assunto. No segundo momento os alunos demostraram interesse em entender, fazer e completar suas investigações. Já no terceiro momento no início, os alunos se mostraram receosos com a proposta, mas depois foram observados interação, interesse, e entusiasmo com a construção dos modelos celulares. Estas atividades fomentam uma aprendizagem construtivista tornando o ensino da célula envolvente e incentivando os estudantes a explorar novas descobertas e informações no processo ensino – aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14037_TB5290_25102025142526.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE RAQUEL SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joyce.rodrigues@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127159 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5290 "inscrito_id" => 14037 "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTO: OFICINA PEDAGÓGICA – A CÉLULA" "resumo" => "No ensino médio as aulas práticas são importantes para estimular o interesse de aprender e compreender os diferentes temas da biologia. Neste processo de aprendizagem o conteúdo de citologia se apresenta com um nível de complexidade que leva aos alunos a considerar-lo cansativo. O aprender a conhecer também entendido como aprender a fazer ajuda e estimula o aluno a aprender, sendo o professor mediador nas atividades praticas. Estas por exemplo podem ser oficinas pedagógicas ou investigativas e de construção e uso de modelos biológicos. É objetivo do presente trabalho melhorar o entendimento do conteúdo de célula através das seguintes atividades: Momento (1) Aula dinâmica expositiva; momento (2) leitura, pesquisa e entendimento; momento (3) construção de modelo celular. Estas sequencias didáticas foram aplicadas na ECIT José do Patrocínio, em João Pessoa - PB. No momento (1) - foi ministrada uma aula expositiva dialogada e participativa que abordou, a história da célula; teoria da endossimbiose celular; estruturas básicas, organelas e suas funções. Momento (2) - Atividade prática, para fixação do conteúdo, os alunos realizaram a identificação das estruturas celulares, através de pesquisas no livro didático, células eucariontes (animal e vegetal); procariontes e membrana plasmática. Momento (3) - Desenvolvimento da oficina pedagógica sobre células. Os alunos construíram modelos didáticos das células eucariontes (animal e vegetal); procariontes e membrana plasmática. No primeiro momento poucos alunos participaram ativamente, perguntando ou respondendo as perguntas relacionados com o assunto. No segundo momento os alunos demostraram interesse em entender, fazer e completar suas investigações. Já no terceiro momento no início, os alunos se mostraram receosos com a proposta, mas depois foram observados interação, interesse, e entusiasmo com a construção dos modelos celulares. Estas atividades fomentam uma aprendizagem construtivista tornando o ensino da célula envolvente e incentivando os estudantes a explorar novas descobertas e informações no processo ensino – aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14037_TB5290_25102025142526.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE RAQUEL SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joyce.rodrigues@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }