PROMOVENDO A INCLUSÃO POR MEIO DOS ESPORTES PARALÍMPICOS: UMA ABORDAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127161 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5293 "inscrito_id" => 5789 "titulo" => "PROMOVENDO A INCLUSÃO POR MEIO DOS ESPORTES PARALÍMPICOS: UMA ABORDAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A possibilidade de trabalhar conteúdos relacionados ao paradesporto escolar é crucial para pessoas com deficiência, pois possibilita discutir a inclusão e adaptação nas aulas de Educação Física, permitindo desenvolver métodos de ensino adequados que permitem individualizar as necessidades dos estudantes, facilitando a interação, além de promover a participação plena nas atividades esportivas. Diante disto, o objetivo deste estudo foi entender como a abordagem ativa dos esportes paralímpicos contribui para a inclusão e construção de conhecimento de estudantes na Educação Física no Ensino Médio. Nesta perspectiva, o texto em tela, no formato de relato de experiência foi elaborado a partir do Estágio Supervisionado III, desenvolvido em uma escola pública de uma cidade do Nordeste Paraense durante os meses de fevereiro a abril do ano de 2025 com turmas do Ensino Médio. O referente componente faz parte da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. O estudo teve como referencial teórico-metodológico autores como Franco e Dias (2005) que destacam a necessidade do conteúdo esportes paralímpicos nas escolas e sua importância para o desenvolvimento de valores como igualdade, empatia e colaboração, promovendo transformações culturais e ideológicas dos alunos. Foi utilizada a observação participante, com registros em diários de campo, proporcionando um seminário sobre Esportes Paralímpicos para uma turma do Terceiro Ano, momento em que a turma, organizada em grupos, apresentou alguns esportes paralímpicos. Toda a metodologia do seminário foi devidamente acompanhada e orientada pelas professoras regentes. Foi possível observar que durante as apresentações dos grupos, os intregrantes demonstraram domínio do conteúdo, destacando informações sobre modalidades, desafios dos atletas, acessibilidade, treinamentos específicos e visibilidade desses esportes para a sociedade. Entende-se que os esportes paralímpicos são essenciais na Educação Física, promovendo inclusão, diversidade, superação e formando cidadãos mais conscientes e solidários para um futuro inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5789_TB5293_28102025224636.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN CRISTINA ASSUNÇÃO BATISTA" "autor_nome_curto" => "HELEN" "autor_email" => "helenassuncao25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127161 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5293 "inscrito_id" => 5789 "titulo" => "PROMOVENDO A INCLUSÃO POR MEIO DOS ESPORTES PARALÍMPICOS: UMA ABORDAGEM ATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A possibilidade de trabalhar conteúdos relacionados ao paradesporto escolar é crucial para pessoas com deficiência, pois possibilita discutir a inclusão e adaptação nas aulas de Educação Física, permitindo desenvolver métodos de ensino adequados que permitem individualizar as necessidades dos estudantes, facilitando a interação, além de promover a participação plena nas atividades esportivas. Diante disto, o objetivo deste estudo foi entender como a abordagem ativa dos esportes paralímpicos contribui para a inclusão e construção de conhecimento de estudantes na Educação Física no Ensino Médio. Nesta perspectiva, o texto em tela, no formato de relato de experiência foi elaborado a partir do Estágio Supervisionado III, desenvolvido em uma escola pública de uma cidade do Nordeste Paraense durante os meses de fevereiro a abril do ano de 2025 com turmas do Ensino Médio. O referente componente faz parte da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. O estudo teve como referencial teórico-metodológico autores como Franco e Dias (2005) que destacam a necessidade do conteúdo esportes paralímpicos nas escolas e sua importância para o desenvolvimento de valores como igualdade, empatia e colaboração, promovendo transformações culturais e ideológicas dos alunos. Foi utilizada a observação participante, com registros em diários de campo, proporcionando um seminário sobre Esportes Paralímpicos para uma turma do Terceiro Ano, momento em que a turma, organizada em grupos, apresentou alguns esportes paralímpicos. Toda a metodologia do seminário foi devidamente acompanhada e orientada pelas professoras regentes. Foi possível observar que durante as apresentações dos grupos, os intregrantes demonstraram domínio do conteúdo, destacando informações sobre modalidades, desafios dos atletas, acessibilidade, treinamentos específicos e visibilidade desses esportes para a sociedade. Entende-se que os esportes paralímpicos são essenciais na Educação Física, promovendo inclusão, diversidade, superação e formando cidadãos mais conscientes e solidários para um futuro inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5789_TB5293_28102025224636.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN CRISTINA ASSUNÇÃO BATISTA" "autor_nome_curto" => "HELEN" "autor_email" => "helenassuncao25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }