DECOLONIALIDADE E IDENTIDADES NEGRAS UM OLHAR SOBRE A “PEDAGOGINGA”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127168 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5303 "inscrito_id" => 13378 "titulo" => "DECOLONIALIDADE E IDENTIDADES NEGRAS UM OLHAR SOBRE A “PEDAGOGINGA”" "resumo" => "O presente trabalho parte das possibilidades insurgentes de se pensar o ensino de História afro referenciado a partir da decolonialidade. Partindo do cenário pós lei 10.639/03 em que, pelo menos em tese, temos um terreno fértil para essas abordagens em sala de aula. A proposta aqui suscitada é a de refletir acerca da música “Pedagoginga” do rapper Thiago Elniño, como uma possibilidade insurgente de refletir sobre a prática docente no ensino de História, de forma a abranger as identidades negras e suas referências, por muito tempo silenciadas nos currículos. A colonialidade nega essas identidades à pessoas pretas, ao passo em que o sujeito colonizado não pode “assumir a posição de produtor do conhecimento”, e as representações que são feitas sobre elas/es e não por elas/es “os fazem se rejeitar” MALDONADO-TORRES (2018. p. 51). Adotaremos aqui o conceito de Interculturalidade Crítica como uma contra-resposta à hegemonia geopolítica do conhecimento. CANDAU (2012) apud CANDAU (2020). Acerca dessas identidades, dialogamos com Neusa Souza (1983. p. 77) que compreende por identidade negra, não apenas “nascer com a pele preta e/ou outros caracteres do tipo negróide e compartilhar de uma mesma história de desenraizamento, escravidão e discriminação social.” Mas sim, trata-se de, além desses aspectos, tomar consciência dos discursos engendrados ideologicamente sobre esses grupos, que colaboram para uma estrutura de desconhecimento aprisionadora. Percebemos a performance musical do rap/hip hop, a partir de uma abordagem intercultural crítica, como uma possibilidade de abordar as temáticas afro diaspóricas em sala de aula, de maneira crítica e reflexiva, num movimento horizontal de ensino e aprendizagem, onde se considere os locais sociais e as bagagens de conhecimentos trazidas pelas/os estudantes de lugares outros, para além da Escola, oportunizando também que docentes repensem suas abordagens a partir de saberes afro-referenciados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13378_TB5303_29102025095625.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELI MARIA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KELI RODRIGUES" "autor_email" => "kelirodrigues.ufpe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127168 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5303 "inscrito_id" => 13378 "titulo" => "DECOLONIALIDADE E IDENTIDADES NEGRAS UM OLHAR SOBRE A “PEDAGOGINGA”" "resumo" => "O presente trabalho parte das possibilidades insurgentes de se pensar o ensino de História afro referenciado a partir da decolonialidade. Partindo do cenário pós lei 10.639/03 em que, pelo menos em tese, temos um terreno fértil para essas abordagens em sala de aula. A proposta aqui suscitada é a de refletir acerca da música “Pedagoginga” do rapper Thiago Elniño, como uma possibilidade insurgente de refletir sobre a prática docente no ensino de História, de forma a abranger as identidades negras e suas referências, por muito tempo silenciadas nos currículos. A colonialidade nega essas identidades à pessoas pretas, ao passo em que o sujeito colonizado não pode “assumir a posição de produtor do conhecimento”, e as representações que são feitas sobre elas/es e não por elas/es “os fazem se rejeitar” MALDONADO-TORRES (2018. p. 51). Adotaremos aqui o conceito de Interculturalidade Crítica como uma contra-resposta à hegemonia geopolítica do conhecimento. CANDAU (2012) apud CANDAU (2020). Acerca dessas identidades, dialogamos com Neusa Souza (1983. p. 77) que compreende por identidade negra, não apenas “nascer com a pele preta e/ou outros caracteres do tipo negróide e compartilhar de uma mesma história de desenraizamento, escravidão e discriminação social.” Mas sim, trata-se de, além desses aspectos, tomar consciência dos discursos engendrados ideologicamente sobre esses grupos, que colaboram para uma estrutura de desconhecimento aprisionadora. Percebemos a performance musical do rap/hip hop, a partir de uma abordagem intercultural crítica, como uma possibilidade de abordar as temáticas afro diaspóricas em sala de aula, de maneira crítica e reflexiva, num movimento horizontal de ensino e aprendizagem, onde se considere os locais sociais e as bagagens de conhecimentos trazidas pelas/os estudantes de lugares outros, para além da Escola, oportunizando também que docentes repensem suas abordagens a partir de saberes afro-referenciados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13378_TB5303_29102025095625.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELI MARIA RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KELI RODRIGUES" "autor_email" => "kelirodrigues.ufpe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }