Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DECOLONIALIDADE E IDENTIDADES NEGRAS UM OLHAR SOBRE A “PEDAGOGINGA”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127168
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5303
    "inscrito_id" => 13378
    "titulo" => "DECOLONIALIDADE E IDENTIDADES NEGRAS UM OLHAR SOBRE A “PEDAGOGINGA”"
    "resumo" => "O presente trabalho parte das possibilidades insurgentes de se pensar o ensino de História afro referenciado a partir da decolonialidade. Partindo do cenário pós lei 10.639/03 em que, pelo menos em tese, temos um terreno fértil para essas abordagens em sala de aula. A proposta aqui suscitada é a de refletir acerca da música “Pedagoginga” do rapper Thiago Elniño, como uma possibilidade insurgente de refletir sobre a prática docente no ensino de História, de forma a abranger as identidades negras e suas referências, por muito tempo silenciadas nos currículos. A colonialidade nega essas identidades à pessoas pretas, ao passo em que o sujeito colonizado não pode “assumir a posição de produtor do conhecimento”, e as representações que são feitas sobre elas/es e não por elas/es “os fazem se rejeitar” MALDONADO-TORRES (2018. p. 51). Adotaremos aqui o conceito de Interculturalidade Crítica como uma contra-resposta à hegemonia geopolítica do conhecimento. CANDAU (2012) apud CANDAU (2020). Acerca dessas identidades, dialogamos com Neusa Souza (1983. p. 77) que compreende por identidade negra, não apenas “nascer com a pele preta e/ou outros caracteres do tipo negróide e compartilhar de uma mesma história de desenraizamento, escravidão e discriminação social.” Mas sim, trata-se de, além desses aspectos, tomar consciência dos discursos engendrados ideologicamente sobre esses grupos, que colaboram para uma estrutura de desconhecimento aprisionadora. Percebemos a performance musical do rap/hip hop, a partir de uma abordagem intercultural crítica, como uma possibilidade de abordar as temáticas afro diaspóricas em sala de aula, de maneira crítica e reflexiva, num movimento horizontal de ensino e aprendizagem, onde se considere os locais sociais e as bagagens de conhecimentos trazidas pelas/os estudantes de lugares outros, para além da Escola, oportunizando também que docentes repensem suas abordagens a partir de saberes afro-referenciados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13378_TB5303_29102025095625.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELI MARIA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELI RODRIGUES"
    "autor_email" => "kelirodrigues.ufpe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127168
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5303
    "inscrito_id" => 13378
    "titulo" => "DECOLONIALIDADE E IDENTIDADES NEGRAS UM OLHAR SOBRE A “PEDAGOGINGA”"
    "resumo" => "O presente trabalho parte das possibilidades insurgentes de se pensar o ensino de História afro referenciado a partir da decolonialidade. Partindo do cenário pós lei 10.639/03 em que, pelo menos em tese, temos um terreno fértil para essas abordagens em sala de aula. A proposta aqui suscitada é a de refletir acerca da música “Pedagoginga” do rapper Thiago Elniño, como uma possibilidade insurgente de refletir sobre a prática docente no ensino de História, de forma a abranger as identidades negras e suas referências, por muito tempo silenciadas nos currículos. A colonialidade nega essas identidades à pessoas pretas, ao passo em que o sujeito colonizado não pode “assumir a posição de produtor do conhecimento”, e as representações que são feitas sobre elas/es e não por elas/es “os fazem se rejeitar” MALDONADO-TORRES (2018. p. 51). Adotaremos aqui o conceito de Interculturalidade Crítica como uma contra-resposta à hegemonia geopolítica do conhecimento. CANDAU (2012) apud CANDAU (2020). Acerca dessas identidades, dialogamos com Neusa Souza (1983. p. 77) que compreende por identidade negra, não apenas “nascer com a pele preta e/ou outros caracteres do tipo negróide e compartilhar de uma mesma história de desenraizamento, escravidão e discriminação social.” Mas sim, trata-se de, além desses aspectos, tomar consciência dos discursos engendrados ideologicamente sobre esses grupos, que colaboram para uma estrutura de desconhecimento aprisionadora. Percebemos a performance musical do rap/hip hop, a partir de uma abordagem intercultural crítica, como uma possibilidade de abordar as temáticas afro diaspóricas em sala de aula, de maneira crítica e reflexiva, num movimento horizontal de ensino e aprendizagem, onde se considere os locais sociais e as bagagens de conhecimentos trazidas pelas/os estudantes de lugares outros, para além da Escola, oportunizando também que docentes repensem suas abordagens a partir de saberes afro-referenciados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13378_TB5303_29102025095625.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELI MARIA RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KELI RODRIGUES"
    "autor_email" => "kelirodrigues.ufpe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho parte das possibilidades insurgentes de se pensar o ensino de História afro referenciado a partir da decolonialidade. Partindo do cenário pós lei 10.639/03 em que, pelo menos em tese, temos um terreno fértil para essas abordagens em sala de aula. A proposta aqui suscitada é a de refletir acerca da música “Pedagoginga” do rapper Thiago Elniño, como uma possibilidade insurgente de refletir sobre a prática docente no ensino de História, de forma a abranger as identidades negras e suas referências, por muito tempo silenciadas nos currículos. A colonialidade nega essas identidades à pessoas pretas, ao passo em que o sujeito colonizado não pode “assumir a posição de produtor do conhecimento”, e as representações que são feitas sobre elas/es e não por elas/es “os fazem se rejeitar” MALDONADO-TORRES (2018. p. 51). Adotaremos aqui o conceito de Interculturalidade Crítica como uma contra-resposta à hegemonia geopolítica do conhecimento. CANDAU (2012) apud CANDAU (2020). Acerca dessas identidades, dialogamos com Neusa Souza (1983. p. 77) que compreende por identidade negra, não apenas “nascer com a pele preta e/ou outros caracteres do tipo negróide e compartilhar de uma mesma história de desenraizamento, escravidão e discriminação social.” Mas sim, trata-se de, além desses aspectos, tomar consciência dos discursos engendrados ideologicamente sobre esses grupos, que colaboram para uma estrutura de desconhecimento aprisionadora. Percebemos a performance musical do rap/hip hop, a partir de uma abordagem intercultural crítica, como uma possibilidade de abordar as temáticas afro diaspóricas em sala de aula, de maneira crítica e reflexiva, num movimento horizontal de ensino e aprendizagem, onde se considere os locais sociais e as bagagens de conhecimentos trazidas pelas/os estudantes de lugares outros, para além da Escola, oportunizando também que docentes repensem suas abordagens a partir de saberes afro-referenciados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.