PARA ALÉM DA FOLHA A4 NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5307 "inscrito_id" => 14022 "titulo" => "PARA ALÉM DA FOLHA A4 NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O uso excessivo da folha A4 na educação infantil pode limitar a criatividade das crianças e restringir a exploração de outras formas de expressão e aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir dos Campos de Experiência que orientam a organização curricular na educação infantil, evidencia a importância proporcionar experiências ricas e diversificadas, o que sugere que o professor deve buscar uma variedade de recursos e estratégias para promover o desenvolvimento das crianças. Diante do tema pontuado, este trabalho tem como objetivo problematizar a prática pedagógica na educação infantil refletindo sobre as experiências oportunizadas às crianças no cotidiano pedagógico e as implicações da BNCC. A metodologia utilizada é a revisão exploratória de literatura sobre o tema. A discussão tem como base as contribuições de Avila et al. (2019), Barbosa et al. (2021), Dalla Zen et al. (2020), Dornelles et al. (2018), Martins Filho e Martins Filho (2020, 2022), Pasqualini e Martins (2020), Redin (2020), Rodrigues e Amodeo (2019). Os autores consultados apontam que a educação infantil necessita ser um contexto de experiências diversificadas, que incentive a livre expressão e a participação ativa das crianças. Nesse contexto, o professor e o espaço desempenham um papel essencial para oportunizar estratégias pedagógicas diversificadas que atendam as necessidades das crianças. Dessa forma, a educação infantil torna-se um contexto de descobertas genuínas, incentivando o desenvolvimento de sujeitos autônomos, críticos e criativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14022_TB5307_30102025134042.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE LARA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaquedelara2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5307 "inscrito_id" => 14022 "titulo" => "PARA ALÉM DA FOLHA A4 NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O uso excessivo da folha A4 na educação infantil pode limitar a criatividade das crianças e restringir a exploração de outras formas de expressão e aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir dos Campos de Experiência que orientam a organização curricular na educação infantil, evidencia a importância proporcionar experiências ricas e diversificadas, o que sugere que o professor deve buscar uma variedade de recursos e estratégias para promover o desenvolvimento das crianças. Diante do tema pontuado, este trabalho tem como objetivo problematizar a prática pedagógica na educação infantil refletindo sobre as experiências oportunizadas às crianças no cotidiano pedagógico e as implicações da BNCC. A metodologia utilizada é a revisão exploratória de literatura sobre o tema. A discussão tem como base as contribuições de Avila et al. (2019), Barbosa et al. (2021), Dalla Zen et al. (2020), Dornelles et al. (2018), Martins Filho e Martins Filho (2020, 2022), Pasqualini e Martins (2020), Redin (2020), Rodrigues e Amodeo (2019). Os autores consultados apontam que a educação infantil necessita ser um contexto de experiências diversificadas, que incentive a livre expressão e a participação ativa das crianças. Nesse contexto, o professor e o espaço desempenham um papel essencial para oportunizar estratégias pedagógicas diversificadas que atendam as necessidades das crianças. Dessa forma, a educação infantil torna-se um contexto de descobertas genuínas, incentivando o desenvolvimento de sujeitos autônomos, críticos e criativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14022_TB5307_30102025134042.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE LARA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaquedelara2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }