Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEITURA DAS OBRAS DE ROMERO BRITTO COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho traz um relato de experiência a partir da vivência como docentes na Educação Infantil, com estudantes do Grupo III (5 e 6 anos), em uma escola de Recife, Pernambuco. A sala de aula oferece inúmeras oportunidades de aprendizado, e um instante marcante foi o questionamento de uma aluna à professora sobre como se faz arte? A fala dessa criança foi respondida com outra pergunta: o que ela compreendia como arte? A criança respondeu que eram pinturas. A partir disso, surgiu o projeto de pesquisa nesta turma, em parceria com outra docente. O artigo apresenta um relato de experiência descrevendo as ações pedagógicas orientadas para o trabalho de releitura de obras do artista pernambucano Romero Britto. A fundamentação teórica foi o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), que apoia o incentivo à imaginação, ao apreço estético e ao pensamento crítico infantil através da arte. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa, com registros em diários de bordo e reuniões semanais para elaborarmos planos de aula a partir da abordagem triangular proposta por Ana Mae Barbosa (2003), que integra o fazer artístico, a apreciação estética e a reflexão sobre o processo criativo. Ao longo de seis aulas, as crianças foram incentivadas a fazer releituras das obras “Flor”, “Butterfly” e “Peixe”, utilizando materiais como argila, tintas e papéis recicláveis. Durante o processo, refletiram sobre o significado das obras e suas produções. Os resultados indicaram que a prática artística contribuiu para o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes, ampliando seu repertório cultural e a habilidade de interpretação. Dessa forma, apresentamos a importância do planejamento didático, a colaboração entre educadores e a intervenção dos professores na Educação Infantil. Destacamos a arte como uma ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças e para o estímulo de um pensamento crítico e criativo.

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