Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PRINCÍPIO DA LOCALIZAÇÃO E A PERCEPÇÃO SOCIOESPACIAL NA PERIFERIA: PROPOSTA DE UM ATLAS TEMÁTICO PARA OS ANOS FINAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127188
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5350
    "inscrito_id" => 13979
    "titulo" => "O PRINCÍPIO DA LOCALIZAÇÃO E A PERCEPÇÃO SOCIOESPACIAL NA PERIFERIA: PROPOSTA DE UM ATLAS TEMÁTICO PARA OS ANOS FINAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo suscitar discussões acerca da elaboração de um produto educacional que amplie a percepção socioespacial de estudantes de escolas periféricas localizadas no município de Guarujá (SP), tomando como base o princípio da localização para iniciar o estudo. Esse princípio, um dos fundamentos do raciocínio geográfico estabelecidos pela BNCC, é essencial para que os indivíduos construam noções de escala e compreendam conceitos relacionados a distâncias, rumos e trajetórias. Ao considerar que as escolas envolvidas estão situadas em áreas periféricas e os desafios socioeconômicos presentes na realidade dos estudantes são inúmeros, muitos deles acreditam não ter possibilidades de acesso a espaços de relevância social e cultural, como teatros e universidades, devido à distância de seus bairros. Para enfrentar essa percepção, desenvolvemos um atlas temático dos municípios da Baixada Santista, com enfoque no Guarujá, composto por mapas específicos que destacam pontos de interesse sociocultural, como centros culturais, museus, teatros e universidades. O material é acompanhado de propostas de atividades voltadas ao desenvolvimento do senso de localização, utilizando conceitos como escala cartográfica, além de tabelas e gráficos que evidenciam as distâncias entre os bairros e os pontos destacados. As metodologias adotadas incluem práticas de campo com os estudantes; leitura de autores que dialogam com a Geografia Escolar e Cartografia, como Castellar (2010) e Cavalcanti (2014); e com a temática da inclusão socioespacial e territorial, como Fani (2011); além da utilização de softwares e aplicativos para a elaboração dos mapas. Acreditamos que este trabalho possa contribuir com o debate sobre a importância do princípio da localização na percepção socioespacial de estudantes das periferias e apoiar novas práticas didáticas que estimulem a ocupação de diferentes espaços da cidade, fazendo com que os educandos tenham novas perspectivas de futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13979_TB5350_09112025205205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luiz_h91@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127188
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5350
    "inscrito_id" => 13979
    "titulo" => "O PRINCÍPIO DA LOCALIZAÇÃO E A PERCEPÇÃO SOCIOESPACIAL NA PERIFERIA: PROPOSTA DE UM ATLAS TEMÁTICO PARA OS ANOS FINAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo suscitar discussões acerca da elaboração de um produto educacional que amplie a percepção socioespacial de estudantes de escolas periféricas localizadas no município de Guarujá (SP), tomando como base o princípio da localização para iniciar o estudo. Esse princípio, um dos fundamentos do raciocínio geográfico estabelecidos pela BNCC, é essencial para que os indivíduos construam noções de escala e compreendam conceitos relacionados a distâncias, rumos e trajetórias. Ao considerar que as escolas envolvidas estão situadas em áreas periféricas e os desafios socioeconômicos presentes na realidade dos estudantes são inúmeros, muitos deles acreditam não ter possibilidades de acesso a espaços de relevância social e cultural, como teatros e universidades, devido à distância de seus bairros. Para enfrentar essa percepção, desenvolvemos um atlas temático dos municípios da Baixada Santista, com enfoque no Guarujá, composto por mapas específicos que destacam pontos de interesse sociocultural, como centros culturais, museus, teatros e universidades. O material é acompanhado de propostas de atividades voltadas ao desenvolvimento do senso de localização, utilizando conceitos como escala cartográfica, além de tabelas e gráficos que evidenciam as distâncias entre os bairros e os pontos destacados. As metodologias adotadas incluem práticas de campo com os estudantes; leitura de autores que dialogam com a Geografia Escolar e Cartografia, como Castellar (2010) e Cavalcanti (2014); e com a temática da inclusão socioespacial e territorial, como Fani (2011); além da utilização de softwares e aplicativos para a elaboração dos mapas. Acreditamos que este trabalho possa contribuir com o debate sobre a importância do princípio da localização na percepção socioespacial de estudantes das periferias e apoiar novas práticas didáticas que estimulem a ocupação de diferentes espaços da cidade, fazendo com que os educandos tenham novas perspectivas de futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13979_TB5350_09112025205205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luiz_h91@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo suscitar discussões acerca da elaboração de um produto educacional que amplie a percepção socioespacial de estudantes de escolas periféricas localizadas no município de Guarujá (SP), tomando como base o princípio da localização para iniciar o estudo. Esse princípio, um dos fundamentos do raciocínio geográfico estabelecidos pela BNCC, é essencial para que os indivíduos construam noções de escala e compreendam conceitos relacionados a distâncias, rumos e trajetórias. Ao considerar que as escolas envolvidas estão situadas em áreas periféricas e os desafios socioeconômicos presentes na realidade dos estudantes são inúmeros, muitos deles acreditam não ter possibilidades de acesso a espaços de relevância social e cultural, como teatros e universidades, devido à distância de seus bairros. Para enfrentar essa percepção, desenvolvemos um atlas temático dos municípios da Baixada Santista, com enfoque no Guarujá, composto por mapas específicos que destacam pontos de interesse sociocultural, como centros culturais, museus, teatros e universidades. O material é acompanhado de propostas de atividades voltadas ao desenvolvimento do senso de localização, utilizando conceitos como escala cartográfica, além de tabelas e gráficos que evidenciam as distâncias entre os bairros e os pontos destacados. As metodologias adotadas incluem práticas de campo com os estudantes; leitura de autores que dialogam com a Geografia Escolar e Cartografia, como Castellar (2010) e Cavalcanti (2014); e com a temática da inclusão socioespacial e territorial, como Fani (2011); além da utilização de softwares e aplicativos para a elaboração dos mapas. Acreditamos que este trabalho possa contribuir com o debate sobre a importância do princípio da localização na percepção socioespacial de estudantes das periferias e apoiar novas práticas didáticas que estimulem a ocupação de diferentes espaços da cidade, fazendo com que os educandos tenham novas perspectivas de futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.