A RELEVÂNCIA DO PROFHISTÓRIA NO CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO, ENSINO E PRÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127190 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5358 "inscrito_id" => 13862 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PROFHISTÓRIA NO CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO, ENSINO E PRÁTICA" "resumo" => "O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) é um programa de pós-graduação em rede nacional, destinado a professores da educação básica no Brasil. O presente artigo busca analisar sua relevância e suas contribuições para o campo do ensino de História, uma vez que se trata de um programa que, além da dissertação, inclui a produção de materiais didáticos voltados para a educação básica. O objetivo central deste artigo é apresentar e discutir os impactos do ProfHistória na formação continuada de docentes, com ênfase na articulação entre os saberes acadêmicos e a prática pedagógica no ensino básico, visto que o programa fomenta pesquisas aplicadas e desenvolve materiais didáticos inovadores. Os referenciais teóricos que fundamentam a análise concentram-se em três eixos: as discussões sobre o ensino de História com Monteiro e Penna (2011), a formação de professores na perspectiva do professor-pesquisador com Caimi e Mistura (2020) e os aspectos específicos do ProfHistória com Salles e Junior (2024) e Silva (2020). A partir da análise, constata-se que o ProfHistória consolidou-se, ao longo dos anos, como um espaço fundamental para a qualificação docente, promovendo uma reflexão crítica sobre o fazer pedagógico. A articulação entre teoria e prática materializa-se por meio da produção de recursos educacionais, os quais oferecem significativo potencial de transformação para o ensino de História, ainda que persistem desafios quanto à sua difusão e implementação nas redes de ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13862_TB5358_30102025213644.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Camila Ferreira" "autor_email" => "camilaferreiralima292@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127190 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5358 "inscrito_id" => 13862 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PROFHISTÓRIA NO CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO, ENSINO E PRÁTICA" "resumo" => "O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) é um programa de pós-graduação em rede nacional, destinado a professores da educação básica no Brasil. O presente artigo busca analisar sua relevância e suas contribuições para o campo do ensino de História, uma vez que se trata de um programa que, além da dissertação, inclui a produção de materiais didáticos voltados para a educação básica. O objetivo central deste artigo é apresentar e discutir os impactos do ProfHistória na formação continuada de docentes, com ênfase na articulação entre os saberes acadêmicos e a prática pedagógica no ensino básico, visto que o programa fomenta pesquisas aplicadas e desenvolve materiais didáticos inovadores. Os referenciais teóricos que fundamentam a análise concentram-se em três eixos: as discussões sobre o ensino de História com Monteiro e Penna (2011), a formação de professores na perspectiva do professor-pesquisador com Caimi e Mistura (2020) e os aspectos específicos do ProfHistória com Salles e Junior (2024) e Silva (2020). A partir da análise, constata-se que o ProfHistória consolidou-se, ao longo dos anos, como um espaço fundamental para a qualificação docente, promovendo uma reflexão crítica sobre o fazer pedagógico. A articulação entre teoria e prática materializa-se por meio da produção de recursos educacionais, os quais oferecem significativo potencial de transformação para o ensino de História, ainda que persistem desafios quanto à sua difusão e implementação nas redes de ensino básico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13862_TB5358_30102025213644.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Camila Ferreira" "autor_email" => "camilaferreiralima292@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }