Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DO PROFHISTÓRIA NO CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA: FORMAÇÃO, ENSINO E PRÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) é um programa de pós-graduação em rede nacional, destinado a professores da educação básica no Brasil. O presente artigo busca analisar sua relevância e suas contribuições para o campo do ensino de História, uma vez que se trata de um programa que, além da dissertação, inclui a produção de materiais didáticos voltados para a educação básica. O objetivo central deste artigo é apresentar e discutir os impactos do ProfHistória na formação continuada de docentes, com ênfase na articulação entre os saberes acadêmicos e a prática pedagógica no ensino básico, visto que o programa fomenta pesquisas aplicadas e desenvolve materiais didáticos inovadores. Os referenciais teóricos que fundamentam a análise concentram-se em três eixos: as discussões sobre o ensino de História com Monteiro e Penna (2011), a formação de professores na perspectiva do professor-pesquisador com Caimi e Mistura (2020) e os aspectos específicos do ProfHistória com Salles e Junior (2024) e Silva (2020). A partir da análise, constata-se que o ProfHistória consolidou-se, ao longo dos anos, como um espaço fundamental para a qualificação docente, promovendo uma reflexão crítica sobre o fazer pedagógico. A articulação entre teoria e prática materializa-se por meio da produção de recursos educacionais, os quais oferecem significativo potencial de transformação para o ensino de História, ainda que persistem desafios quanto à sua difusão e implementação nas redes de ensino básico.

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