A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM RECORTE DOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UNIDADE DE PARANAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2023
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127192 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5362 "inscrito_id" => 14110 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM RECORTE DOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UNIDADE DE PARANAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2023" "resumo" => "O curso de Pedagogia apresenta um vasto campo de possibilidades, porém ainda são tímidas as pesquisas relacionadas a prática de educação não-formal, embora há uma diversidade de seguimentos da sociedade que têm sido direcionados para esta pedagogia social como campos de conhecimento e de atuação profissional. Esta pesquisa busca apresentar um recorte dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Paranaíba entre os anos de 2013 a 2023. Para tanto esta pesquisa será de caráter bibliográfico e investigativa, tendo a realização da coleta de dados em três etapas: a primeira com base em questionários e entrevistas direcionadas aos pedagogos egressos da UEMS, a segunda por meio de um grupo de estudos formado por estes pedagogos participantes da pesquisa dentro do ano recorte e a terceira no Workshop que será ministrado pelos professores participantes da pesquisa para os licenciandos em pedagogia da Uems- Paranaíba. Com base em autores como: o Freire (1996), Nacarato (2009), Trilla (1996), Gohn (2008) será realizada a fundamentação teórica que irá enfatizar a formação inicial do pedagogo e a educação não-formal. Com esta pesquisa pretende-se contribuir no debate sobre a visão que grande parte dos pedagogos têm sobre a educação não-formal como também, apresentar as possibilidades de atuação dentro do curso de pedagogia. Busca-se ajudar a pensar sobre a educação não-formal numa perspectiva social e necessária e também contribuir para pesquisas na área. ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14110_TB5362_21102025075219.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÁVILA PAULA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "HÁVILA" "autor_email" => "havilapaula1995@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127192 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5362 "inscrito_id" => 14110 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM RECORTE DOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UNIDADE DE PARANAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2023" "resumo" => "O curso de Pedagogia apresenta um vasto campo de possibilidades, porém ainda são tímidas as pesquisas relacionadas a prática de educação não-formal, embora há uma diversidade de seguimentos da sociedade que têm sido direcionados para esta pedagogia social como campos de conhecimento e de atuação profissional. Esta pesquisa busca apresentar um recorte dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Paranaíba entre os anos de 2013 a 2023. Para tanto esta pesquisa será de caráter bibliográfico e investigativa, tendo a realização da coleta de dados em três etapas: a primeira com base em questionários e entrevistas direcionadas aos pedagogos egressos da UEMS, a segunda por meio de um grupo de estudos formado por estes pedagogos participantes da pesquisa dentro do ano recorte e a terceira no Workshop que será ministrado pelos professores participantes da pesquisa para os licenciandos em pedagogia da Uems- Paranaíba. Com base em autores como: o Freire (1996), Nacarato (2009), Trilla (1996), Gohn (2008) será realizada a fundamentação teórica que irá enfatizar a formação inicial do pedagogo e a educação não-formal. Com esta pesquisa pretende-se contribuir no debate sobre a visão que grande parte dos pedagogos têm sobre a educação não-formal como também, apresentar as possibilidades de atuação dentro do curso de pedagogia. Busca-se ajudar a pensar sobre a educação não-formal numa perspectiva social e necessária e também contribuir para pesquisas na área. ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14110_TB5362_21102025075219.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÁVILA PAULA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "HÁVILA" "autor_email" => "havilapaula1995@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }