Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM RECORTE DOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UNIDADE DE PARANAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2023

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127192
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5362
    "inscrito_id" => 14110
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM RECORTE DOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UNIDADE DE PARANAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2023"
    "resumo" => "O curso de Pedagogia apresenta um vasto campo de possibilidades, porém ainda são tímidas as pesquisas relacionadas a prática de educação não-formal, embora há uma diversidade de seguimentos da sociedade que têm sido direcionados para esta pedagogia social como campos de conhecimento e de atuação profissional. Esta pesquisa busca apresentar um recorte dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Paranaíba entre os anos de 2013 a 2023. Para tanto esta pesquisa será de caráter bibliográfico e investigativa, tendo a realização da coleta de dados em três etapas: a primeira com base em questionários e entrevistas direcionadas aos pedagogos egressos da UEMS, a segunda por meio de um grupo de estudos formado por estes pedagogos participantes da pesquisa dentro do ano recorte e a terceira no Workshop que será ministrado pelos professores participantes da pesquisa para os licenciandos em pedagogia da Uems- Paranaíba. Com base em autores como: o Freire (1996), Nacarato (2009), Trilla (1996), Gohn (2008) será realizada a fundamentação teórica que irá enfatizar a formação inicial do pedagogo e a educação não-formal. Com esta pesquisa pretende-se contribuir no debate sobre a visão que grande parte dos pedagogos têm sobre a educação não-formal como também, apresentar as possibilidades de atuação dentro do curso de pedagogia. Busca-se ajudar a pensar sobre a educação não-formal numa perspectiva social e necessária e também contribuir para pesquisas na área. ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14110_TB5362_21102025075219.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÁVILA PAULA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "HÁVILA"
    "autor_email" => "havilapaula1995@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127192
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5362
    "inscrito_id" => 14110
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM RECORTE DOS EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UNIDADE DE PARANAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2023"
    "resumo" => "O curso de Pedagogia apresenta um vasto campo de possibilidades, porém ainda são tímidas as pesquisas relacionadas a prática de educação não-formal, embora há uma diversidade de seguimentos da sociedade que têm sido direcionados para esta pedagogia social como campos de conhecimento e de atuação profissional. Esta pesquisa busca apresentar um recorte dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Paranaíba entre os anos de 2013 a 2023. Para tanto esta pesquisa será de caráter bibliográfico e investigativa, tendo a realização da coleta de dados em três etapas: a primeira com base em questionários e entrevistas direcionadas aos pedagogos egressos da UEMS, a segunda por meio de um grupo de estudos formado por estes pedagogos participantes da pesquisa dentro do ano recorte e a terceira no Workshop que será ministrado pelos professores participantes da pesquisa para os licenciandos em pedagogia da Uems- Paranaíba. Com base em autores como: o Freire (1996), Nacarato (2009), Trilla (1996), Gohn (2008) será realizada a fundamentação teórica que irá enfatizar a formação inicial do pedagogo e a educação não-formal. Com esta pesquisa pretende-se contribuir no debate sobre a visão que grande parte dos pedagogos têm sobre a educação não-formal como também, apresentar as possibilidades de atuação dentro do curso de pedagogia. Busca-se ajudar a pensar sobre a educação não-formal numa perspectiva social e necessária e também contribuir para pesquisas na área. ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14110_TB5362_21102025075219.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÁVILA PAULA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "HÁVILA"
    "autor_email" => "havilapaula1995@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O curso de Pedagogia apresenta um vasto campo de possibilidades, porém ainda são tímidas as pesquisas relacionadas a prática de educação não-formal, embora há uma diversidade de seguimentos da sociedade que têm sido direcionados para esta pedagogia social como campos de conhecimento e de atuação profissional. Esta pesquisa busca apresentar um recorte dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade de Paranaíba entre os anos de 2013 a 2023. Para tanto esta pesquisa será de caráter bibliográfico e investigativa, tendo a realização da coleta de dados em três etapas: a primeira com base em questionários e entrevistas direcionadas aos pedagogos egressos da UEMS, a segunda por meio de um grupo de estudos formado por estes pedagogos participantes da pesquisa dentro do ano recorte e a terceira no Workshop que será ministrado pelos professores participantes da pesquisa para os licenciandos em pedagogia da Uems- Paranaíba. Com base em autores como: o Freire (1996), Nacarato (2009), Trilla (1996), Gohn (2008) será realizada a fundamentação teórica que irá enfatizar a formação inicial do pedagogo e a educação não-formal. Com esta pesquisa pretende-se contribuir no debate sobre a visão que grande parte dos pedagogos têm sobre a educação não-formal como também, apresentar as possibilidades de atuação dentro do curso de pedagogia. Busca-se ajudar a pensar sobre a educação não-formal numa perspectiva social e necessária e também contribuir para pesquisas na área. .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.