MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: EXPERIÊNCIA DOCENTE A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127193 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5367 "inscrito_id" => 13280 "titulo" => "MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: EXPERIÊNCIA DOCENTE A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO." "resumo" => "O artigo discute sobre possibilidades de ensino e aprendizagem matemática, tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um projeto de extensão intitulado Matemática em Movimento. Para tanto, utilizam-se múltiplos caminhos pedagógicos diferenciados. A construção ocorreu na Faculdade SESI-SP de Educação, tendo o apoio de duas professoras do Ensino Superior, além da integração de alunos dos diferentes anos do curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa visa mostrar os processos, aplicações e resultados dos recursos pedagógicos construídos, inéditos e adaptados, obtidos no primeiro ano do projeto, buscando sempre a interação entre a teoria e a prática dentro do âmbito escolar. A intenção é refletir sobre as potencialidades das aplicações no ensino de matemática. A produção teve como embasamento teórico, a definição de Laboratório de Ensino de Matemática de Lorenzato (2009) e a inspiração nas criações de Ana Maria Martensen Roland Kaleff, além de Van de Walle acerca de representações múltiplas. Para fundamentar a abordagem inclusiva do projeto de extensão, foram adotadas as produções de Ole Skovsmose, que defende a matemática inclusiva como o encontro entre diferenças. Por fim, destaca-se em nossas experiências discentes que se fez possível compreender os processos de elaboração dos recursos e os impactos, positivos ou não, de suas aplicações com alunos da Educação Básica, em especial cursando os anos finais do Fundamental e o Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13280_TB5367_30102025235918.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLY LATORRE DIEZ KHOURI" "autor_nome_curto" => "GABRIELLY" "autor_email" => "gabylatorredk@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127193 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5367 "inscrito_id" => 13280 "titulo" => "MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: EXPERIÊNCIA DOCENTE A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO." "resumo" => "O artigo discute sobre possibilidades de ensino e aprendizagem matemática, tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um projeto de extensão intitulado Matemática em Movimento. Para tanto, utilizam-se múltiplos caminhos pedagógicos diferenciados. A construção ocorreu na Faculdade SESI-SP de Educação, tendo o apoio de duas professoras do Ensino Superior, além da integração de alunos dos diferentes anos do curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa visa mostrar os processos, aplicações e resultados dos recursos pedagógicos construídos, inéditos e adaptados, obtidos no primeiro ano do projeto, buscando sempre a interação entre a teoria e a prática dentro do âmbito escolar. A intenção é refletir sobre as potencialidades das aplicações no ensino de matemática. A produção teve como embasamento teórico, a definição de Laboratório de Ensino de Matemática de Lorenzato (2009) e a inspiração nas criações de Ana Maria Martensen Roland Kaleff, além de Van de Walle acerca de representações múltiplas. Para fundamentar a abordagem inclusiva do projeto de extensão, foram adotadas as produções de Ole Skovsmose, que defende a matemática inclusiva como o encontro entre diferenças. Por fim, destaca-se em nossas experiências discentes que se fez possível compreender os processos de elaboração dos recursos e os impactos, positivos ou não, de suas aplicações com alunos da Educação Básica, em especial cursando os anos finais do Fundamental e o Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13280_TB5367_30102025235918.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLY LATORRE DIEZ KHOURI" "autor_nome_curto" => "GABRIELLY" "autor_email" => "gabylatorredk@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }