UM OLHAR PARA O ENSINO DE FRAÇÕES À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
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A questão central deste trabalho gira em torno da aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa como estratégia no processo de ensino e aprendizagem para o ensino de frações bem como melhorar o desempenho na aprendizagem desse objeto matemático. Para alcançar o objetivo, o estudo se propôs a realizar uma pesquisa aplicada, quali-quantitativa, explicativa com o estudo de caso em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual no município de Campos dos Goytacazes, pautando-se na metodologia do Design Experiment. Como procedimento, foi realizada pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com a criação, aplicação e avaliação de uma sequência didática do conteúdo objeto de estudo na turma citada. Como resultado, percebemos que utilizar uma proposta didática baseada na teoria construtivista ausubeliana foi eficaz para que os alunos da turma pesquisada construíssem a ideia de número fracionário e se mantivessem motivados durante todo o processo. 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