Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CICLOS DE VIDA DOS ANIMAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As sequências didáticas investigativas propõem-se a romper com a lógica do ensino meramente conteudista, partindo de uma problemática inicial para colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem, atribuindo ao professor o papel de mediador da investigação. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a utilização de um tabuleiro e de modelos didáticos relacionados aos ciclos reprodutivos, no contexto de uma Sequência Didática Investigativa (SDI), aplicada em turmas do Ensino Médio de uma escola pública vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. O aporte teórico-metodológico da proposta baseou-se nas teorias construtivista de Piaget e sociocultural de Vygotsky, conforme discutidas por Carvalho (2013). A SDI foi desenvolvida por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da elaboração de um desafio investigativo conduzido em grupos de estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio da análise das respostas das atividades desenvolvidas pelos participantes no primeiro semestre de 2025. Os dados foram interpretados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram a contribuição dos modelos didáticos para a visualização e concretização das informações sobre os organismos, facilitando a aproximação dos estudantes com os conhecimentos acerca dos ciclos de vida. Observou-se também uma melhor compreensão sobre os processos reprodutivos e as fases de desenvolvimento dos seres vivos. A abordagem investigativa favoreceu a construção dos conceitos pelos próprios estudantes, a partir da análise dos modelos e da mobilização de seus conhecimentos prévios, além de promover reflexões sobre a aplicabilidade e a relevância desses saberes para a sua formação.

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