LETRAMENTO LITERÁRIO: ENTRE RASTROS TEXTUAIS, MEMÓRIAS, VIVÊNCIAS E REESCRITAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127199 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5378 "inscrito_id" => 6800 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: ENTRE RASTROS TEXTUAIS, MEMÓRIAS, VIVÊNCIAS E REESCRITAS" "resumo" => "Este trabalho consiste em uma reflexão sobre o letramento literário enquanto prática social e cultural que entrelaça o texto, memória, vivência e reescrita, mostrando a relevância de uma abordagem crítica que perpassa a subjetividade do sujeito. A leitura subjetiva permite ao leitor perpassar as percepções, emoções, valores, crenças e identidades permeadas na leitura. A mesma se torna eficiente quando o leitor consegue refletir, analisar e reconhecer as vozes sociais presentes no texto. Ao revisitar as memórias e produzir reflexões, evocar emoções e vivenciar lembranças, o leitor assume uma postura questionadora, crítica e transgressora. A proposta restringe-se em analisar como o letramento literário pode ser relevante, significativo e libertador para transformação dos sujeitos sociais, tendo em vista as narrativas, reescritas, fabulações, representações e ressignificações da leitura do texto literário. Como embasamento teórico tecemos diálogo com Freire (1987, 1996), Cosson (2022), Jouve (2002), bell hooks (2017), Cruz (2012), Gomes (2011), Araujo (2006), Paulino (2004). A pesquisa em questão é de caráter exploratório, pois a leitura literária é um ato político, exercício ativo e libertador. A investigação ocorreu com um grupo de estudantes de escola pública de Mata de São João, Bahia, turma do 9º ano da Escola Municipal Célia Goulart de Freitas, que nos permitiu aprofundar a perspectiva qualitativa. Para tanto, tecemos diálogos com o Conto Maria, presente na obra Olhos D’Água da escritora Conceição Evaristo. Esperamos que este estudo possibilite aos docentes e discentes uma ressignificação de saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6800_TB5378_30102025103358.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SELI SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "SELI DE JESUS" "autor_email" => "seli.jesus@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127199 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5378 "inscrito_id" => 6800 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: ENTRE RASTROS TEXTUAIS, MEMÓRIAS, VIVÊNCIAS E REESCRITAS" "resumo" => "Este trabalho consiste em uma reflexão sobre o letramento literário enquanto prática social e cultural que entrelaça o texto, memória, vivência e reescrita, mostrando a relevância de uma abordagem crítica que perpassa a subjetividade do sujeito. A leitura subjetiva permite ao leitor perpassar as percepções, emoções, valores, crenças e identidades permeadas na leitura. A mesma se torna eficiente quando o leitor consegue refletir, analisar e reconhecer as vozes sociais presentes no texto. Ao revisitar as memórias e produzir reflexões, evocar emoções e vivenciar lembranças, o leitor assume uma postura questionadora, crítica e transgressora. A proposta restringe-se em analisar como o letramento literário pode ser relevante, significativo e libertador para transformação dos sujeitos sociais, tendo em vista as narrativas, reescritas, fabulações, representações e ressignificações da leitura do texto literário. Como embasamento teórico tecemos diálogo com Freire (1987, 1996), Cosson (2022), Jouve (2002), bell hooks (2017), Cruz (2012), Gomes (2011), Araujo (2006), Paulino (2004). A pesquisa em questão é de caráter exploratório, pois a leitura literária é um ato político, exercício ativo e libertador. A investigação ocorreu com um grupo de estudantes de escola pública de Mata de São João, Bahia, turma do 9º ano da Escola Municipal Célia Goulart de Freitas, que nos permitiu aprofundar a perspectiva qualitativa. Para tanto, tecemos diálogos com o Conto Maria, presente na obra Olhos D’Água da escritora Conceição Evaristo. Esperamos que este estudo possibilite aos docentes e discentes uma ressignificação de saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6800_TB5378_30102025103358.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SELI SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "SELI DE JESUS" "autor_email" => "seli.jesus@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }