A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDS)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127201 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5383 "inscrito_id" => 8226 "titulo" => "A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDS)" "resumo" => "A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs) Francisca das Chagas Gabriel Ferreira Alessandra Italiano Rodrigues Reginaldo RESUMO Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Informática Educativa no atendimento de estudantes com deficiências intelectuais e múltiplas em um Centro Especializado em Natal/RN. O estudo investiga como os recursos tecnológicos podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, motor e social desses estudantes, abordando o problema da inclusão educacional de pessoas com deficiência e a efetividade da tecnologia nesse contexto. O objetivo principal é promover a inclusão digital e o desenvolvimento integral dos alunos, utilizando ferramentas como computadores, tablets e softwares educativos adaptados. O referencial teórico baseia-se em autores que destacam o papel transformador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação inclusiva, como Takahashi (2005) e Cazeloto (2008). A metodologia é qualitativa e fundamentada em um relato de experiência, analisando as vivências de educadores e estudantes no contexto de um Centro Especializado. Foram utilizados recursos tecnológicos adaptados para criar atividades pedagógicas que incentivam o aprendizado dinâmico e a participação ativa dos alunos. Os resultados indicam um aumento significativo na autonomia dos alunos, aquisição de habilidades digitais e melhora na interação social, contribuindo para a inclusão educacional e o fortalecimento dos vínculos sociais. No entanto, desafios como a falta de recursos materiais e a necessidade de capacitação contínua dos educadores foram observados. Conclui-se que a Informática Educativa é uma ferramenta essencial para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência, sendo fundamental o engajamento de educadores e gestores para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e acessível. A contribuição do estudo reforça a importância da tecnologia como meio de superar barreiras históricas e promover oportunidades igualitárias para todos os estudantes. Palavras chave: Informática Educativa. Inclusão Digital. Autonomia dos Estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8226_TB5383_30102025123221.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS GABRIEL FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCAGABRIE" "autor_email" => "francigaby@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127201 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5383 "inscrito_id" => 8226 "titulo" => "A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDS)" "resumo" => "A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs) Francisca das Chagas Gabriel Ferreira Alessandra Italiano Rodrigues Reginaldo RESUMO Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Informática Educativa no atendimento de estudantes com deficiências intelectuais e múltiplas em um Centro Especializado em Natal/RN. O estudo investiga como os recursos tecnológicos podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, motor e social desses estudantes, abordando o problema da inclusão educacional de pessoas com deficiência e a efetividade da tecnologia nesse contexto. O objetivo principal é promover a inclusão digital e o desenvolvimento integral dos alunos, utilizando ferramentas como computadores, tablets e softwares educativos adaptados. O referencial teórico baseia-se em autores que destacam o papel transformador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação inclusiva, como Takahashi (2005) e Cazeloto (2008). A metodologia é qualitativa e fundamentada em um relato de experiência, analisando as vivências de educadores e estudantes no contexto de um Centro Especializado. Foram utilizados recursos tecnológicos adaptados para criar atividades pedagógicas que incentivam o aprendizado dinâmico e a participação ativa dos alunos. Os resultados indicam um aumento significativo na autonomia dos alunos, aquisição de habilidades digitais e melhora na interação social, contribuindo para a inclusão educacional e o fortalecimento dos vínculos sociais. No entanto, desafios como a falta de recursos materiais e a necessidade de capacitação contínua dos educadores foram observados. Conclui-se que a Informática Educativa é uma ferramenta essencial para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência, sendo fundamental o engajamento de educadores e gestores para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e acessível. A contribuição do estudo reforça a importância da tecnologia como meio de superar barreiras históricas e promover oportunidades igualitárias para todos os estudantes. Palavras chave: Informática Educativa. Inclusão Digital. Autonomia dos Estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8226_TB5383_30102025123221.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS GABRIEL FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCAGABRIE" "autor_email" => "francigaby@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }