Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pelo fomento de pesquisas a nível de graduação e pós-graduação. O presente artigo busca tratar da importância de duas das bolsas da CAPES, sendo elas o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e o Programa da Residência Pedagógica, abordando as experiências vivenciadas e a importância delas para manutenção dos discentes em cursos de licenciatura e os resultados possíveis a partir delas. Tendo como objetivo central a publicização das experiências e resultados obtidos em cada um dos programas, destacando a relevância dessas vivências no processo de formação dos professores e no incentivo à produção acadêmica. Este artigo tem como base teórica referências que estão no campo do Ensino de História e na formação docente, dentre elas podemos citar: Silva (2022), Veiga (2022) e Bittencourt (2018). A partir dessa análise, é possível observar uma continuidade nas práticas pedagógicas, fortalecendo o vínculo entre a teoria e a prática, crucial para a formação de docentes qualificados. Os programas mencionados proporcionam aos discentes a oportunidade de vivenciar experiências significativas em ambientes escolares, promovendo uma integração entre as universidades e as escolas, o que reflete diretamente na melhoria da qualidade do ensino. Além disso, os resultados observados apontam para o aumento do engajamento dos estudantes nas atividades acadêmicas e para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas que favorecem a formação de futuros professores mais preparados para os desafios da educação básica. O impacto desses programas, portanto, transcende a simples capacitação técnica, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e inovadora.

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