MENINAS STEM: ESCULPINDO JOVENS CIENTISTAS NO CENTRO-OESTE MARANHENSE (ESCOLA DE LIDERANÇA E FORMAÇÃO EM CIÊNCIA PARA MÍDIAS DIGITAIS)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127207 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5392 "inscrito_id" => 12111 "titulo" => "MENINAS STEM: ESCULPINDO JOVENS CIENTISTAS NO CENTRO-OESTE MARANHENSE (ESCOLA DE LIDERANÇA E FORMAÇÃO EM CIÊNCIA PARA MÍDIAS DIGITAIS)" "resumo" => "O projeto de pesquisa Meninas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A proposta foi sustentada no tripé: formação em ciência, cultura científica e liderança em ciência para mídias digitais. Com ele, visou-se à formação acadêmico-científica de meninas nas referidas áreas, bem como a valorização, o incentivo e o protagonismos de meninas no âmbito da divulgação científica para mídias digitais, na perspectiva de gênero, interseccionalidade e decolonialidade do poder, através da parceria com duas instituições públicas de ensino médio e/ou técnico sediadas no Maranhão. Os principais objetivos do projeto foram: aprimorar estratégias de divulgação científica, organizar palestras, cursos e oficinas e mapear pesquisas na área STEM, evidenciando as alunas no trabalho de divulgar, interagir e compartilhar as ações do projeto. Os caminhos teóricos e metodológicos trilhados passam pela imersão nas teorias decolonial (Kilomba, 2019; Ballestri, 2013; Mignolo, 2008), feminista (Federici 2017; hooks, 2017; Louro, 2016) e gênero (Biroli, 2018; Davis, 2016). Para tanto, utilizou-se o método indiciário (Ginzburg, 1989), numa abordagem microscópica, e a descrição densa (Geertz, 2008), método de observação e imersão por dentro do universo estudado. Visando a compreensão e interpretação dos fenômenos sociais, através da escrita etnográfica (Peirano, 2014; Oliveira, 2000) do percurso formativo de meninas na iniciação científica, perscrutando camadas de sentidos elaborados por elas em torno no universo da pesquisa, evidenciando os desafios e as possibilidades de fazer ciência feminista. Como resultados, organizou-se uma escola de formação e liderança de meninas em ciência para mídias digitais, ministrando palestras, oficinas e minicursos voltados para temáticas de ciência, cultura científica, iniciação científica e tecnológica, sustentabilidade, ancestralidade, gênero e política, visando a formação de futuras cientistas e lideranças digitais na área de STEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12111_TB5392_29102025223113.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAFAELA DA CONCEICAO LIMA" "autor_nome_curto" => "Maria Rafaela" "autor_email" => "mariarafaela@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127207 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5392 "inscrito_id" => 12111 "titulo" => "MENINAS STEM: ESCULPINDO JOVENS CIENTISTAS NO CENTRO-OESTE MARANHENSE (ESCOLA DE LIDERANÇA E FORMAÇÃO EM CIÊNCIA PARA MÍDIAS DIGITAIS)" "resumo" => "O projeto de pesquisa Meninas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A proposta foi sustentada no tripé: formação em ciência, cultura científica e liderança em ciência para mídias digitais. Com ele, visou-se à formação acadêmico-científica de meninas nas referidas áreas, bem como a valorização, o incentivo e o protagonismos de meninas no âmbito da divulgação científica para mídias digitais, na perspectiva de gênero, interseccionalidade e decolonialidade do poder, através da parceria com duas instituições públicas de ensino médio e/ou técnico sediadas no Maranhão. Os principais objetivos do projeto foram: aprimorar estratégias de divulgação científica, organizar palestras, cursos e oficinas e mapear pesquisas na área STEM, evidenciando as alunas no trabalho de divulgar, interagir e compartilhar as ações do projeto. Os caminhos teóricos e metodológicos trilhados passam pela imersão nas teorias decolonial (Kilomba, 2019; Ballestri, 2013; Mignolo, 2008), feminista (Federici 2017; hooks, 2017; Louro, 2016) e gênero (Biroli, 2018; Davis, 2016). Para tanto, utilizou-se o método indiciário (Ginzburg, 1989), numa abordagem microscópica, e a descrição densa (Geertz, 2008), método de observação e imersão por dentro do universo estudado. Visando a compreensão e interpretação dos fenômenos sociais, através da escrita etnográfica (Peirano, 2014; Oliveira, 2000) do percurso formativo de meninas na iniciação científica, perscrutando camadas de sentidos elaborados por elas em torno no universo da pesquisa, evidenciando os desafios e as possibilidades de fazer ciência feminista. Como resultados, organizou-se uma escola de formação e liderança de meninas em ciência para mídias digitais, ministrando palestras, oficinas e minicursos voltados para temáticas de ciência, cultura científica, iniciação científica e tecnológica, sustentabilidade, ancestralidade, gênero e política, visando a formação de futuras cientistas e lideranças digitais na área de STEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12111_TB5392_29102025223113.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAFAELA DA CONCEICAO LIMA" "autor_nome_curto" => "Maria Rafaela" "autor_email" => "mariarafaela@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }