Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO NOVO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNÍCIPIO DE CABACEIRAS - PB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo educacional no Brasil não é recente e tem relação direta com as mudanças que ocorreram na história da formação política brasileira. A análise das mudanças ocorridas na Educação no que se refere ao Ensino de História entre o final do século XX e início do século XXI. A pesquisa teve por objetivo principal estudar as mudanças realizadas pelo projeto do Novo Ensino Médio nas Matrizes Curriculares Estaduais da Paraíba problematizando a sua legislação mediante as diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs. Baseando-se em LACERDA, 2022, OLIVEIRA, 2021, MOTTA, 2017 para o subsídio teórico. Em processo de adaptação a nova reforma implantada está sendo muito criticada, pois interfere na estrutura curricular gerando uma diminuição considerável em disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da qual a disciplina de história é uma das afetadas. Buscando observar se essas alterações chegaram a impactar municípios de pequeno porte objetivou-se também nessa pesquisa compreender os impactos causados pelo Novo Ensino Médio - NEM nas aulas de história nas escolas estaduais Clóvis Pedrosa e Alcides Bezerra do Município de Cabaceiras- PB. Compreendendo as diferenças entre as matrizes curriculares implantadas na Paraíba, observando a percepção da comunidade escolar da cidade de Cabaceiras mediante as mudanças propostas pelo NEM. Para alcançar os objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico, em conjunto com aplicação de questionários, semiestruturados com professores e alunos da rede da educação básica, em conjunto com analise de livros didáticos de antes e depois do NEM. Efetivamente foi possível observar divergências importantes entre as diretrizes educacionais presentes nas escolas, assim como a percepção dos professores e dos alunos a respeito da aplicação e do estudo da disciplina de história já com as regras implantadas pelo NEM. Identificando os possíveis problemas que são observados pela comunidade escolar.

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