ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE SOCIOLOGIA: UMA OBSERVAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO DENTRO DA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5400 "inscrito_id" => 14135 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE SOCIOLOGIA: UMA OBSERVAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO DENTRO DA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho busca tratar das desigualdades de gênero dentro do ambiente escolar. Tal experiência foi obtida durante o 6º período do curso de licenciatura em Sociologia, pela disciplina de Estágio Supervisionado I da Universidade Estadual Da Paraíba (UEPB). O estágio foi realizado em uma escola localizada na cidade de Esperança- PB. Pela compreensão da importância de olhar o ambiente escolar como um lugar de diversidade, mas também de desigualdades, surge o seguinte questionamento: Quais são os tipos de desigualdades de gênero que podem ser vistas na escola? Assim, este estudo objetiva mostrar as desigualdades de gênero no ambiente escolar, a partir da experiência no Estágio Supervisionado I do curso de licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual Da Paraíba. Portanto, foram observadas as relações entre os gêneros feminino e masculino dentro da escola e durante as aulas de sociologia, buscando compreender as desigualdades de gênero e a forma como elas se materializam. Como referência bibliográfica utilizou-se: Geertz(1989), Mattos (2001), Scott (1995) e Bourdieu (2002). Nesse sentido, essa pesquisa é de natureza qualitativa, nela buscou-se chegar o mais perto possível de uma abordagem etnográfica a partir da observação direta, para obter uma compreensão mais profunda dos fenômenos e fatos observados, pelo uso do diário de campo com o registro das observações realizadas. A partir disso, conclui-se que a experiência do estágio supervisionado I, pela observação direta sobre as desigualdades de gênero na escola, evidenciaram o machismo estrutural da sociedade sobre o corpo feminino e a cultura machista e do cuidado refletido nas ações e interações entre os discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14135_TB5400_28102025193659.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA APARECIDA RODRIGUES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MANUELA" "autor_email" => "manuela.ribeiro@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127213 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5400 "inscrito_id" => 14135 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE SOCIOLOGIA: UMA OBSERVAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO DENTRO DA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho busca tratar das desigualdades de gênero dentro do ambiente escolar. Tal experiência foi obtida durante o 6º período do curso de licenciatura em Sociologia, pela disciplina de Estágio Supervisionado I da Universidade Estadual Da Paraíba (UEPB). O estágio foi realizado em uma escola localizada na cidade de Esperança- PB. Pela compreensão da importância de olhar o ambiente escolar como um lugar de diversidade, mas também de desigualdades, surge o seguinte questionamento: Quais são os tipos de desigualdades de gênero que podem ser vistas na escola? Assim, este estudo objetiva mostrar as desigualdades de gênero no ambiente escolar, a partir da experiência no Estágio Supervisionado I do curso de licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual Da Paraíba. Portanto, foram observadas as relações entre os gêneros feminino e masculino dentro da escola e durante as aulas de sociologia, buscando compreender as desigualdades de gênero e a forma como elas se materializam. Como referência bibliográfica utilizou-se: Geertz(1989), Mattos (2001), Scott (1995) e Bourdieu (2002). Nesse sentido, essa pesquisa é de natureza qualitativa, nela buscou-se chegar o mais perto possível de uma abordagem etnográfica a partir da observação direta, para obter uma compreensão mais profunda dos fenômenos e fatos observados, pelo uso do diário de campo com o registro das observações realizadas. A partir disso, conclui-se que a experiência do estágio supervisionado I, pela observação direta sobre as desigualdades de gênero na escola, evidenciaram o machismo estrutural da sociedade sobre o corpo feminino e a cultura machista e do cuidado refletido nas ações e interações entre os discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14135_TB5400_28102025193659.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA APARECIDA RODRIGUES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MANUELA" "autor_email" => "manuela.ribeiro@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }