Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE SOCIOLOGIA: UMA OBSERVAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO DENTRO DA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127213
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5400
    "inscrito_id" => 14135
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE SOCIOLOGIA: UMA OBSERVAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO DENTRO DA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca tratar das desigualdades de gênero dentro do ambiente escolar. Tal experiência foi obtida durante o 6º período do curso de licenciatura em Sociologia, pela disciplina de Estágio Supervisionado I da Universidade Estadual Da Paraíba (UEPB). O estágio foi realizado em uma escola localizada na cidade de Esperança- PB. Pela compreensão da importância de olhar o ambiente escolar como um lugar de diversidade, mas também de desigualdades, surge o seguinte questionamento: Quais são os tipos de desigualdades de gênero que podem ser vistas na escola? Assim, este estudo objetiva mostrar as desigualdades de gênero no ambiente escolar, a partir da experiência no Estágio Supervisionado I do curso de licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual Da Paraíba. Portanto, foram observadas as relações entre os gêneros feminino e masculino dentro da escola e durante as aulas de sociologia, buscando compreender as desigualdades de gênero e a forma como elas se materializam. Como referência bibliográfica utilizou-se: Geertz(1989), Mattos (2001), Scott (1995) e Bourdieu (2002). Nesse sentido, essa pesquisa é de natureza qualitativa, nela buscou-se chegar o mais perto possível de uma abordagem etnográfica a partir da observação direta, para obter uma compreensão mais profunda dos fenômenos e fatos observados, pelo uso do diário de campo com o registro das observações realizadas. A partir disso, conclui-se que a experiência do estágio supervisionado I, pela observação direta sobre as desigualdades de gênero na escola, evidenciaram o machismo estrutural da sociedade sobre o corpo feminino e a cultura machista e do cuidado refletido nas ações e interações entre os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14135_TB5400_28102025193659.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA APARECIDA RODRIGUES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA"
    "autor_email" => "manuela.ribeiro@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127213
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5400
    "inscrito_id" => 14135
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE SOCIOLOGIA: UMA OBSERVAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO DENTRO DA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca tratar das desigualdades de gênero dentro do ambiente escolar. Tal experiência foi obtida durante o 6º período do curso de licenciatura em Sociologia, pela disciplina de Estágio Supervisionado I da Universidade Estadual Da Paraíba (UEPB). O estágio foi realizado em uma escola localizada na cidade de Esperança- PB. Pela compreensão da importância de olhar o ambiente escolar como um lugar de diversidade, mas também de desigualdades, surge o seguinte questionamento: Quais são os tipos de desigualdades de gênero que podem ser vistas na escola? Assim, este estudo objetiva mostrar as desigualdades de gênero no ambiente escolar, a partir da experiência no Estágio Supervisionado I do curso de licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual Da Paraíba. Portanto, foram observadas as relações entre os gêneros feminino e masculino dentro da escola e durante as aulas de sociologia, buscando compreender as desigualdades de gênero e a forma como elas se materializam. Como referência bibliográfica utilizou-se: Geertz(1989), Mattos (2001), Scott (1995) e Bourdieu (2002). Nesse sentido, essa pesquisa é de natureza qualitativa, nela buscou-se chegar o mais perto possível de uma abordagem etnográfica a partir da observação direta, para obter uma compreensão mais profunda dos fenômenos e fatos observados, pelo uso do diário de campo com o registro das observações realizadas. A partir disso, conclui-se que a experiência do estágio supervisionado I, pela observação direta sobre as desigualdades de gênero na escola, evidenciaram o machismo estrutural da sociedade sobre o corpo feminino e a cultura machista e do cuidado refletido nas ações e interações entre os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14135_TB5400_28102025193659.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELA APARECIDA RODRIGUES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MANUELA"
    "autor_email" => "manuela.ribeiro@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho busca tratar das desigualdades de gênero dentro do ambiente escolar. Tal experiência foi obtida durante o 6º período do curso de licenciatura em Sociologia, pela disciplina de Estágio Supervisionado I da Universidade Estadual Da Paraíba (UEPB). O estágio foi realizado em uma escola localizada na cidade de Esperança- PB. Pela compreensão da importância de olhar o ambiente escolar como um lugar de diversidade, mas também de desigualdades, surge o seguinte questionamento: Quais são os tipos de desigualdades de gênero que podem ser vistas na escola? Assim, este estudo objetiva mostrar as desigualdades de gênero no ambiente escolar, a partir da experiência no Estágio Supervisionado I do curso de licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual Da Paraíba. Portanto, foram observadas as relações entre os gêneros feminino e masculino dentro da escola e durante as aulas de sociologia, buscando compreender as desigualdades de gênero e a forma como elas se materializam. Como referência bibliográfica utilizou-se: Geertz(1989), Mattos (2001), Scott (1995) e Bourdieu (2002). Nesse sentido, essa pesquisa é de natureza qualitativa, nela buscou-se chegar o mais perto possível de uma abordagem etnográfica a partir da observação direta, para obter uma compreensão mais profunda dos fenômenos e fatos observados, pelo uso do diário de campo com o registro das observações realizadas. A partir disso, conclui-se que a experiência do estágio supervisionado I, pela observação direta sobre as desigualdades de gênero na escola, evidenciaram o machismo estrutural da sociedade sobre o corpo feminino e a cultura machista e do cuidado refletido nas ações e interações entre os discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.