Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMATIZANDO UMA EDUCAÇÃO SURDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ ES, POSSIBILIDADES DE DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127215
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5405
    "inscrito_id" => 11111
    "titulo" => "PROBLEMATIZANDO UMA EDUCAÇÃO SURDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ ES, POSSIBILIDADES DE DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente estudo, recorte de uma dissertação de mestrado, destaca as complexidades enfrentadas no cotidiano das salas de aula das escolas públicas, que se trata de um espaço de construção contínua. Nesse cenário, destaco o público-alvo da educação especial, especialmente os/as estudantes surdos/as. O objetivo é investigar como os/as professores/as da educação básica, desenvolvem seu trabalho dentro da sala de aula com esses/as estudantes e quais são as estratégias utilizadas, os desafios enfrentados com esse público específico. Quando falamos de educação inclusiva, estamos falando de diversidade, de diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana é condição importante para se entender como aprendemos como compreendemos o mundo e a nós mesmos (Mantoan, 2003). Trata-se de um olhar baseado no respeito às diferenças que se configura no reconhecimento da igualdade de direitos (Fleuri, 2003). A metodologia contempla uma pesquisa bibliográfica, uma revisão de literatura e análise documental, descrevendo a história dos surdos/as, as políticas públicas e leis existentes no Brasil que auxiliem na igualdade de direitos, oportunidades, acesso e permanência aos cidadãos com surdez à educação, assim como o direito aos aspectos interculturais, priorizando a LIBRAS como principal forma de comunicação. Os resultados do estudo, apontam que a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais no Brasil ainda é um desafio a ser superado nas escolas, assim como a importância da formação continuada dos profissionais da educação e da implementação de estratégias pedagógicas que promovam a inclusão de forma efetiva, além da necessidade de políticas públicas que promovam uma educação bilíngue, assegurando um ensino de qualidade para estudantes surdos/as. Entendemos que o estudo trás uma significativa contribuição para área educacional em relação à formação continuada de professores/as que atuam na educação especial em uma perspectiva inclusiva, especialmente com os/as estudantes surdos/as, contemplando todos/as os/as agentes escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11111_TB5405_29102025170650.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA SILVA RAMOS FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessandrasrf@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127215
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5405
    "inscrito_id" => 11111
    "titulo" => "PROBLEMATIZANDO UMA EDUCAÇÃO SURDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ ES, POSSIBILIDADES DE DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente estudo, recorte de uma dissertação de mestrado, destaca as complexidades enfrentadas no cotidiano das salas de aula das escolas públicas, que se trata de um espaço de construção contínua. Nesse cenário, destaco o público-alvo da educação especial, especialmente os/as estudantes surdos/as. O objetivo é investigar como os/as professores/as da educação básica, desenvolvem seu trabalho dentro da sala de aula com esses/as estudantes e quais são as estratégias utilizadas, os desafios enfrentados com esse público específico. Quando falamos de educação inclusiva, estamos falando de diversidade, de diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana é condição importante para se entender como aprendemos como compreendemos o mundo e a nós mesmos (Mantoan, 2003). Trata-se de um olhar baseado no respeito às diferenças que se configura no reconhecimento da igualdade de direitos (Fleuri, 2003). A metodologia contempla uma pesquisa bibliográfica, uma revisão de literatura e análise documental, descrevendo a história dos surdos/as, as políticas públicas e leis existentes no Brasil que auxiliem na igualdade de direitos, oportunidades, acesso e permanência aos cidadãos com surdez à educação, assim como o direito aos aspectos interculturais, priorizando a LIBRAS como principal forma de comunicação. Os resultados do estudo, apontam que a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais no Brasil ainda é um desafio a ser superado nas escolas, assim como a importância da formação continuada dos profissionais da educação e da implementação de estratégias pedagógicas que promovam a inclusão de forma efetiva, além da necessidade de políticas públicas que promovam uma educação bilíngue, assegurando um ensino de qualidade para estudantes surdos/as. Entendemos que o estudo trás uma significativa contribuição para área educacional em relação à formação continuada de professores/as que atuam na educação especial em uma perspectiva inclusiva, especialmente com os/as estudantes surdos/as, contemplando todos/as os/as agentes escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11111_TB5405_29102025170650.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA SILVA RAMOS FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessandrasrf@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo, recorte de uma dissertação de mestrado, destaca as complexidades enfrentadas no cotidiano das salas de aula das escolas públicas, que se trata de um espaço de construção contínua. Nesse cenário, destaco o público-alvo da educação especial, especialmente os/as estudantes surdos/as. O objetivo é investigar como os/as professores/as da educação básica, desenvolvem seu trabalho dentro da sala de aula com esses/as estudantes e quais são as estratégias utilizadas, os desafios enfrentados com esse público específico. Quando falamos de educação inclusiva, estamos falando de diversidade, de diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana é condição importante para se entender como aprendemos como compreendemos o mundo e a nós mesmos (Mantoan, 2003). Trata-se de um olhar baseado no respeito às diferenças que se configura no reconhecimento da igualdade de direitos (Fleuri, 2003). A metodologia contempla uma pesquisa bibliográfica, uma revisão de literatura e análise documental, descrevendo a história dos surdos/as, as políticas públicas e leis existentes no Brasil que auxiliem na igualdade de direitos, oportunidades, acesso e permanência aos cidadãos com surdez à educação, assim como o direito aos aspectos interculturais, priorizando a LIBRAS como principal forma de comunicação. Os resultados do estudo, apontam que a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais no Brasil ainda é um desafio a ser superado nas escolas, assim como a importância da formação continuada dos profissionais da educação e da implementação de estratégias pedagógicas que promovam a inclusão de forma efetiva, além da necessidade de políticas públicas que promovam uma educação bilíngue, assegurando um ensino de qualidade para estudantes surdos/as. Entendemos que o estudo trás uma significativa contribuição para área educacional em relação à formação continuada de professores/as que atuam na educação especial em uma perspectiva inclusiva, especialmente com os/as estudantes surdos/as, contemplando todos/as os/as agentes escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.