FIGURAS DO APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DE UMA LICENCIANDA: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127223 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5423 "inscrito_id" => 12311 "titulo" => "FIGURAS DO APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DE UMA LICENCIANDA: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar as figuras do aprender a ensinar matemática no contexto da formação inicial, considerando as experiências vivenciadas por uma licencianda durante os períodos pandêmico e pós-pandêmico. A pesquisa busca compreender como essas experiências influenciam a construção da identidade docente e preenche uma lacuna no entendimento da relação entre formação inicial e aprendizagem docente. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e autobiográfico, fundamentado na Teoria da Relação com o Saber de Charlot (2000, 2021, 2024) e na pesquisa de Souza (2015). Nesse estudo, pautou-se na ação de figuras do aprender a ensinar da referida teoria, no contexto das práticas de ensino de Matemática. Essas figuras representam manifestações no exercício da docência, sobre diferentes formas de se relacionar com o saber matemático e saberes pedagógicos, abrangendo tanto o domínio dos conceitos e da linguagem matemática quanto a habilidade de conduzir o processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados, foi utilizado o Balanço do Saber, instrumento que permitiu a obtenção de narrativas pessoais escritas, resultando em um memorial de formação. A análise das experiências formativas identificou três figuras do aprender a ensinar: "objetivação-denominação", relacionada à apropriação de saberes e metodologias; "imbricação do Eu", que reflete o desenvolvimento de habilidades da prática docente e a superação de desafios; e "distanciação", evidenciada pela influência das adversidades na formação e no aprimoramento da prática docente. Como principal contribuição, a pesquisa evoca reflexões sobre a aprendizagem docente incentivando novos estudos na área da educação matemática. Contudo, a limitação do estudo está no foco de uma experiência individual, o que restringe a generalização dos resultados para outros contextos formativos, sugerindo a necessidade de novas pesquisas sobre a temática, especialmente no que diz respeito às relações que o professor de matemática estabelece com o aprender a ensinar ao longo de sua formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12311_TB5423_30102025234356.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ EDUARDA MELO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ" "autor_email" => "dudissima1105@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127223 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5423 "inscrito_id" => 12311 "titulo" => "FIGURAS DO APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DE UMA LICENCIANDA: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar as figuras do aprender a ensinar matemática no contexto da formação inicial, considerando as experiências vivenciadas por uma licencianda durante os períodos pandêmico e pós-pandêmico. A pesquisa busca compreender como essas experiências influenciam a construção da identidade docente e preenche uma lacuna no entendimento da relação entre formação inicial e aprendizagem docente. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e autobiográfico, fundamentado na Teoria da Relação com o Saber de Charlot (2000, 2021, 2024) e na pesquisa de Souza (2015). Nesse estudo, pautou-se na ação de figuras do aprender a ensinar da referida teoria, no contexto das práticas de ensino de Matemática. Essas figuras representam manifestações no exercício da docência, sobre diferentes formas de se relacionar com o saber matemático e saberes pedagógicos, abrangendo tanto o domínio dos conceitos e da linguagem matemática quanto a habilidade de conduzir o processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados, foi utilizado o Balanço do Saber, instrumento que permitiu a obtenção de narrativas pessoais escritas, resultando em um memorial de formação. A análise das experiências formativas identificou três figuras do aprender a ensinar: "objetivação-denominação", relacionada à apropriação de saberes e metodologias; "imbricação do Eu", que reflete o desenvolvimento de habilidades da prática docente e a superação de desafios; e "distanciação", evidenciada pela influência das adversidades na formação e no aprimoramento da prática docente. Como principal contribuição, a pesquisa evoca reflexões sobre a aprendizagem docente incentivando novos estudos na área da educação matemática. Contudo, a limitação do estudo está no foco de uma experiência individual, o que restringe a generalização dos resultados para outros contextos formativos, sugerindo a necessidade de novas pesquisas sobre a temática, especialmente no que diz respeito às relações que o professor de matemática estabelece com o aprender a ensinar ao longo de sua formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12311_TB5423_30102025234356.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ EDUARDA MELO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ" "autor_email" => "dudissima1105@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }