Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FIGURAS DO APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DE UMA LICENCIANDA: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as figuras do aprender a ensinar matemática no contexto da formação inicial, considerando as experiências vivenciadas por uma licencianda durante os períodos pandêmico e pós-pandêmico. A pesquisa busca compreender como essas experiências influenciam a construção da identidade docente e preenche uma lacuna no entendimento da relação entre formação inicial e aprendizagem docente. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e autobiográfico, fundamentado na Teoria da Relação com o Saber de Charlot (2000, 2021, 2024) e na pesquisa de Souza (2015). Nesse estudo, pautou-se na ação de figuras do aprender a ensinar da referida teoria, no contexto das práticas de ensino de Matemática. Essas figuras representam manifestações no exercício da docência, sobre diferentes formas de se relacionar com o saber matemático e saberes pedagógicos, abrangendo tanto o domínio dos conceitos e da linguagem matemática quanto a habilidade de conduzir o processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados, foi utilizado o Balanço do Saber, instrumento que permitiu a obtenção de narrativas pessoais escritas, resultando em um memorial de formação. A análise das experiências formativas identificou três figuras do aprender a ensinar: "objetivação-denominação", relacionada à apropriação de saberes e metodologias; "imbricação do Eu", que reflete o desenvolvimento de habilidades da prática docente e a superação de desafios; e "distanciação", evidenciada pela influência das adversidades na formação e no aprimoramento da prática docente. Como principal contribuição, a pesquisa evoca reflexões sobre a aprendizagem docente incentivando novos estudos na área da educação matemática. Contudo, a limitação do estudo está no foco de uma experiência individual, o que restringe a generalização dos resultados para outros contextos formativos, sugerindo a necessidade de novas pesquisas sobre a temática, especialmente no que diz respeito às relações que o professor de matemática estabelece com o aprender a ensinar ao longo de sua formação inicial.

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